Notícia

Sociedade

Fenadi Virtual é atração desta semana

Postada 14/10/2021



Começou na noite de terça-feira a Fenadi, que nesse ano festeja suas 35 edições, sendo duas de forma virtual. A transmissão aconteceu das 18h às 23h, sendo que a última parte, um talk show, tem transmissão ao vivo do Salão de Atos da Unijuí. A primeira noite contou, também, com a abertura oficial, com a presença das autoridades. 
Durante a abertura oficial, o presidente da Ueti, Nelson Casarin, exaltou os 35 anos de Fenadi, anunciando o desejo de que no próximo ano a feira seja presencial. “Ijuí e a marca Fenadi receberam reconhecimento mundial na edição do ano passado, pois foram mais de 490 cidades atingidas e 11 milhões de pessoas que acompanharam. Esse ano novamente a reinvenção. Mas acreditamos que ano que vem estaremos no nosso Parque de Exposições”.
A reitora da Unijuí Cátia Nehring disse que a Unijuí se veste de Fenadi mais uma vez. “Temos a alegria de estar nesse palco, dessa vez com pouco mais de gente. A Fenadi é uma marca da cidade, que desafiou seus antepassados e se tornou uma cidade multiétnica.  Chegamos a 35 feiras de maneira reinventada, juntamos forças, parcerias. A virtualidade faz com que sejamos reconhecidos no mundo”.
O prefeito Andrei Cossetin exaltou a cultura presente no palco. “É uma honra estar à frente de um município com esse potencial étnico, auxiliando as etnias. Esperamos estar no ano que vem presencialmente no parque e para isso já estamos embelezando o local para receber o Trem das Missões e o cinema ao ar livre, para que a população de Ijuí use o parque que é seu”. Andrei adiantou que está em fase de elaboração um grande projeto para a Praça da República e Rua do Comércio, que irá envolver as etnias.
Hoje, na programação da Fenadi, às 18h, no “Aproximando nações”, o tema do debate é “Os grupos de dança e sua história”; às 19h, no “Nossa raízes, nossa alma”, o tema é “A diversidade é colorida?”; às 20h, no “Zoom cultural”, o tema é “Cultura e folclore dos países nórdicos e seus legados aos municípios colonizados”. No talk show, às 21h, a temática da noite é “Paralelos da imigração – novas histórias em um mesmo caminho”. Se apresentam as etnias árabe e portuguesa. 


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por