Notícia

Rural

Setor do leite é desafiado por aumento nos custos

Postada 19/07/2021



O agronegócio do leite e derivados desempenha papel relevante no suprimento de alimentos e na geração de emprego e renda no Brasil. A atividade é desenvolvida em cerca de 1,2 milhão de propriedades rurais, envolvendo, só no setor primário, quase 5,2 milhões de pessoas. Ao todo, das fazendas aos laticínios, passando pelo transporte e comercialização, a cadeia reúne em torno de 20 milhões de produtores e trabalhadores.
O Rio Grande do Sul é o terceiro maior produtor de leite do Brasil, com um volume que alcança 4,27 bilhões de litros/ano (12,26% da produção nacional). São 242 indústrias submetidas às inspeções de SIF, Sisbi, Cispoa e SIM. A atividade é desenvolvida por 152.489 produtores em 457 dos 497 municípios gaúchos. Entre os produtores gaúchos, 50.664 realizam entrega de leite regularmente às indústrias estabelecidas no Estado. O plantel atual é de 1,18 milhão de vacas em ordenha.
A região Noroeste sempre se destacou no Estado como uma das maiores bacias leiteiras e possui quatro entre os 10 municípios maiores produtores de leite. O primeiro lugar é de Santo Cristo (52,1 milhões), seguido de Augusto Pestana (51,4 mil) na segunda posição. Ijuí está em sexto lugar e Ajuricaba na oitava posição (42,2 mil). 
Mas, como em toda cadeia de produção, o pecuarista de leite enfrenta desafios diários para manter a produtividade do rebanho, o que tem feito cair o número de produtores. 
Segundo o extensionista da Emater, Edwin Bernich, Ijuí possuía em 2010 cerca de 650 produtores de leite. Dez anos depois está em menos 300. Ele destaca os motivos que levam os produtores a deixar o mercado. "Competitividade, falta de mão de obra, envelhecimento da população, baixa escala de produção, preços baixos frente aos custos elevados, competitividade de outras atividades como os grãos que tiveram bons momentos nos últimos anos, além de outros, como baixa capacidade de investimento, empobrecimento do solo, problemas de tecnologia de produção."
 

* Leia a matéria na íntegra na edição impressa do Jornal da Manhã 


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por