Notícia

Saúde

Raio X exige cuidado especial no manuseio

Postada 05/07/2021



As radiografias são muito usadas por médicos para diagnosticar os pacientes. No entanto, após seu uso no consultório, a sociedade não sabe como realizar o descarte correto dessas chapas e acabam guardando-as, e muitas vezes, sem necessidade.  
As radiografias são feitas a partir de uma chapa de um plástico chamado acetato, que é coberta por uma fina camada de grãos de prata, sensíveis à luz.
O plástico gera riscos para o meio ambiente, demorando mais de 100 anos para se decompor na natureza. A prata, assim como outros metais pesados, é altamente poluente e prejudicial à saúde, pois se acumula no organismo, causando problemas renais, motores e neurológicos. Sua liberação no ambiente é proibida pelas normas estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), sendo assim, não podem ser descartados em lixos comuns.
O material que resulta no filme de raio X pode ser reciclável e se tornar um item extremamente valioso, mas poucas pessoas sabem disso. Como a sua composição é baseada no nitrato de prata, empresas especializadas conseguem extrair o elemento e torná-lo comercial para criação de joias. Esse processo evita que os componentes contaminem o meio ambiente, além de possibilitar a reutilização dos materiais envolvidos.
A melhor maneira para o descarte é enviando-os para a reciclagem. Entretanto, no município de Ijuí não existe nenhum ponto de coleta para o descarte correto deste material. Em contato com o JM, o secretário municipal do Meio Ambiente (SMMA), Yuri Pilissão, informa que será estudado um plano para o descarte desse resíduo, que é perigoso, mas passível de reciclagem.
“Não temos alternativas para o raio X, por se tratar de um resíduo de serviço de saúde é preciso. No momento, estamos em contato com as empresas de coleta destes serviços para quem sabe criarmos uma campanha”, enfatizou. 
* Leia a matéria na íntegra na edição impressa do Jornal da Manhã
 


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por