Notícia

Saúde

SMS segue cadastrando a população

Postada 05/07/2021



Desde o início do ano, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) tem trabalhado no sentido de se adequar à nova portaria do Ministério da Saúde (MS), que criou o programa Previne Brasil e altera a forma de financiamento federal da Atenção Primária - captação e pagamentos.
"Anteriormente, os recursos vinham pelo número de habitantes, cadastrado no IBGE via Censo. A partir dessa nova portaria, muda para o número de pessoas cadastradas em cada Unidade de Saúde, que deve ser de até quatro mil pessoas, e irá pagar ao município em cima disso. Por isso, a importância do remapeamento e cadastramento da população", explica o coordenador municipal de Gestão de Processos na Saúde, Eliezer Luginski.
Algumas unidades atendiam a uma população acima de quatro mil habitantes, a exemplo do Posto Central com 12 mil pessoas, enquanto que outras, não chegavam a duas mil. "É preciso equilibrar, deixando a mesma quantidade por unidade para atendimento, pelo financiamento, e pela melhoria do serviço prestado", esclarece.
Ijuí conta com 83 mil habitantes, conforme dados do IBGE, e mais de 60 mil já foram cadastradas. "Ainda não terminamos o cadastro de toda a população. A partir do momento que terminarmos, vamos poder realmente fechar o mapeamento."
* Leia a matéria na íntegra na edição impressa do Jornal da Manhã


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por