Notícia

Geral

Município apresenta o Cidade Empreendedora

Postada 05/07/2021



Representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Ijuí estiveram ontem na reunião das Comissões da Câmara de Vereadores, para apresentar o programa Cidade Empreendedora. 
O programa tem por objetivo desenvolver o setor econômico do município, em parceria com o Sebrae. Estiveram na Câmara o secretário da pasta, Luiz Schirmann, e o assessor administrativo do Executivo municipal,  Cristiano Palharini. 
Dados do Índice de Desenvolvimento Municipal Sustentável (IDMS), que dá um parâmetro da situação sociocultural, econômica, ambiental e político institucional, mostra que Ijuí tem um bom desenvolvimento sócio cultural (0,812), mas no âmbito da economia,  possui um índice  pior (0,616), numa escala de 0 a 1. "Isso significa um desempenho médio baixo e que é uma área que precisa ter atuação, de um trabalho, de uma intervenção pública para fomentar", disse o assessor administrativo ao JM.
O programa Cidade Empreendedora será articulado em sete eixos estratégicos de desenvolvimento:  Liderança, Desburocratização; Compras governamentais, Educação empreendedora; Inspeção municipal; Inovação e Turismo.
"Dentro de cada área há várias atividades e ações que serão desenvolvidas. Na área de desburocratização, já iniciamos nesta semana com a digitalização do processo de alvarás. Isso já é uma entrega que aconteceu", destaca Palharini.
Além disso, o programa também quer ampliar e qualificar as ações da Sala do Empreendedor, local de atendimento da prefeitura que facilita os processos de abertura de empresas, regularização e baixa; bem como serviços exclusivos aos Microempreendedores Individuais (MEI).  
"Vamos ampliar o serviço, onde as pessoas podem abrir o seu CNPJ, o MEI,  ao unir outros  serviços de cunho tributário. Também queremos oferecer o microcrédito, para que os novos negócios possam começar, como uma máquina, por exemplo, ou alguma outra coisa. Queremos fazer deslanchar os negócios", reforça o servidor.


* Leia a matéria na íntegra na edição impressa do Jornal da Manhã
 


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por