Notícia

Saúde

Município tem queda na taxa de natalidade

Postada 02/07/2021



A pandemia imposta pelo coronavírus, desde o seu início em março de 2020, ocasiona impactos em diversas áreas: Saúde, Educação, Comércio. Entre o uso de máscaras e de álcool em gel, adotou-se o distanciamento como forma de proteção à doença. A pandemia também trouxe consigo um aumento na taxa de natalidade. No ano passado, de acordo com a enfermeira sanitarista da Vigilância Epidemiológica Andréia Amorim dos Santos, foram registrados 1.070 nascidos vivos. 
Neste ano, porém, ela entende que ainda é cedo para fazer uma estimativa mas que, ao analisar, por exemplo, o mês de maio, que historicamente é um mês com natalidade alta no município, observa-se uma redução. “Temos 82 nascidos vivos, então, ficou abaixo do esperado, mas nos últimos anos vêm ocorrendo um decréscimo. O ano de 2018 teve aumento, 2019 caiu bastante, e o ano passado ficou nessa média, mas esse ano, por enquanto, se continuar com essa média, vai ser menor que o ano passado”, explica.
No Hospital de Caridade de Ijuí (HCI) foram 460 nascimentos, neste ano, média mensal de 92. Destes, foram registrados 245 do sexo masculino, sendo em abril o maior número (43) e 215 feminino, com maior registro em janeiro, 52. 
 
 
* Leia a matéria na íntegra na edição impressa do Jornal da Manhã


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por