Notícia

Saúde

SAE realiza capacitação de profissionais da Saúde

Postada 30/06/2021



O Serviço de Atendimento Especializado (SAE) de Ijuí realiza, nos meses de junho e julho, capacitação sobre testagem rápida de HIV, sífilis, hepatite B e hepatite C para os profissionais de Saúde da atenção primária.
Promovida pela enfermeira coordenadora do serviço, Elisandra Baldo Dalla Rosa, juntamente com a farmacêutica, Vanessa Battisti, e a médica Jacqueline Rodrigues de Souza, a capacitação tem por objetivo qualificar e ampliar o número de profissionais de saúde da atenção primária aptos a realizar os testes rápidos de HIV, sífilis, HCV e HBsAg para os usuários do município.
Participam da capacitação enfermeiros, médicos, farmacêuticos,  nutricionistas, dentistas e técnicos de enfermagem com supervisão do enfermeiro responsável.
Após a capacitação sobre as doenças e a parte teórica sobre a realização de testes rápidos, que ocorreu no início de junho de forma on-line, foram agendadas datas com as equipes das Estratégias de Saúde da Família (ESFs) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para a realização da segunda etapa da capacitação, nos meses de junho e julho. As práticas estão sendo realizadas no SAE, onde também é possível sanar dúvidas sobre a execução dos testes.
A importância do diagnóstico precoce destas doenças é um dos principais fatores para evitar a transmissão e a progressão.
Os testes rápidos são oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), desde 2013, como triagem de hepatites virais e sífilis e diagnóstico de HIV, para toda a população, sem necessidade de solicitação médica, objetivando a detecção precoce, e estão disponíveis em todos os EFSs, UBSs e no SAE.
Os testes rápidos são simples de serem realizados e executados por meio de punção digital. Com algumas gotas de sangue é possível realizá-los, e o resultado fica pronto em 30 minutos. 

* Leia a matéria na íntegra na edição impressa do Jornal da Manhã


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por