Notícia

Saúde

Efeito colateral da vacina preocupa população

Postada 28/06/2021



Frente ao enorme desafio provocado pela pandemia da covid-19, a vacina assumiu um protagonismo ainda maior no Brasil e no mundo. Na ausência de remédios cientificamente eficazes, a imunização se torna a saída mais eficaz.
Segundo dados do estudo que avalia a segurança e efeitos colaterais das vacinas, as reações variam de acordo com aquela que é aplicada, em entrevista ao JM a infectologista Andréa Dal Bó explicou os principais sintomas de cada uma. 
"A vacina Coronavac, raramente apresenta sintomas, mas em torno de 3% das pessoas que receberam podem sentir dor no braço e sensação de febre, no caso da Astrazeneca em torno de 60% apresentaram febre, dor de cabeça, mal estar, náusea, diarreia e dor no corpo, já a Pfizer pode causar dor no local, febre, enjoos”, enfatizou.
A pesquisa também dividiu um grupo que fez uso do medicamento paracetamol antes de receber a vacina e outro que não fez o uso. "Para a população que tomou uma dose da medicação antes da vacina, houve uma redução para 40 % das reações, foram usados um total de quatro comprimidos em 24 horas, com intervalo de seis horas podendo ser uma orientação para a população que ainda fará a vacina da Astrazeneca e Pfizer. É importante destacar que não existe estudo da Aspirina em relação a isso, então não recomendamos para a população, também não indicamos o uso de álcool porque se ingerido em excesso pode se confundir com os efeitos colaterais".
A ijuiense Sandra Raquel Santos, contraiu o vírus da covid-19 em abril e já recebeu a primeira dose da vacina.  Quando contrai o vírus, tive muitos sintomas desagradáveis como dor de cabeça forte, fraqueza e perda de paladar, cheguei a ficar quatro dias internada no Hospital de Caridade de Ijuí (HCI), fazendo uso de oxigênio. As sequelas do pós-covid ficaram, perdi muito cabelo, tanto que precisei cortar, o olfato não retornou ainda”, relata Sandra.  
* Leia a matéria na íntegra na edição impressa do Jornal da Manhã
 


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por