Notícia

Saúde

CAPS atende 30 novos pacientes por mês

Postada 18/06/2021



Os serviços do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) do município de Ijuí, segue funcionando com os atendimentos individuais e inalterados, alguns que são pontuais estão sendo feitos por teleconsultas como no caso da psicologia, conforme regulamentação dos conselhos. Já os grupos que estavam suspensos, estão sendo retomados à medida que a vacinação avança.
Nesta semana o serviço iniciou uma parceria com a Secretaria de Cultura, um grupo de pacientes irá desenvolver mensalmente atividades culturais na Estação Cidadania Cultura e Esporte Parque da Pedreira, com a colaboração da secretaria, que trabalha no Parque, e profissionais como psicopedagoga e assistente social. Já na próxima semana inicia, no Caps, um grupo de teatro e no próximo mês serão retomadas as oficinas de artesanato, ambos desenvolvi-dos em parceria com a secretaria, a instituição também possui outros projetos que estão em processo de licitação, como artes plásticas. 
Além disso, presta serviços ao público infantil e adulto que possuem dependência química, as atividades funcionam na nova estrutura do Hospital Bom Pastor. Segundo a coordenadora e enfermeira  Angela Maria Turra Signor, o Caps não percebeu um aumento na demanda por atendimento, no entanto observou a piora em alguns pacientes, com relação ao trabalho em áreas da saúde, nos sintomas de ansiedade, insônia e medo. 
“Atendemos cerca de 30 pacientes novos por mês, estamos retomando as atividades em pequenos grupos, seguindo os cuidados, de acordo com os protocolos vigentes, e possibili-tando um acolhimento dessas pessoas. Sempre que a pessoa estiver com algum sintoma que persista por vários dias como tristeza profunda, desânimo, crises de ansiedade frequentes, medo, insônia constante, irritação, inquietação, compulsão alimentar ou falta de apetite, entre outros, deve procurar atendimento, que inicialmente precisa ser feito no seu ESF de referên-cia, onde o profissional irá avaliar e verificar a necessidade de encaminhar para o serviço especializado”, destacou.
 


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por