Notícia

Política

Busnello defende políticas públicas voltadas ao trânsito

Postada 11/06/2021



Os municípios também podem legislar sobre questões locais relativas ao trânsito, com objetivo de organizar o fluxo, coibir práticas irregulares ou evitar acidentes. Ijuí tem 9.958 motocicletas e 2.862 motonetas, conforme dados do IBGE de 2020. Acidentes envolvendo esse tipo de veículo são registrados diariamente no município, em alguns casos com óbito. Com intuito de minimizar os riscos, o vereaador César Busnello (PSB), apresentou anteprojeto de lei que cria a Semana Municipal de Prevenção de Acidentes com Motocicletas, na primeira semana de junho de cada ano.
"Isso gera despesas em Saúde Pública, ao poder público, contribuintes, a questão emocional das famílias, um série de fatores. O Município tem que, em virtude dessa competência concorrente, desenvolver políticas locais, e uma dessas estou propondo ao prefeito Andrei e ao vice, Barriquello", explica o vereador.
A criação da Semana Municipal deverá contemplar uma série de ações direcionadas à conscientização dos condutores e da comunidade por meio de palestras - direção defensiva, equipamentos obrigatórios, dispositivos de segurança, consumo de álcool e drogas; campanhas educativas sobre direção responsável;  passeios de motocicletas; blitz educativas; entre outras.
"É um projeto interessante que envolve o Município, que pode fazer parcerias com entidades representativas de motociclistas, com a Unijuí e autoridades da Segurança em Ijuí, voltadas a diminuir essas mortes e lesões. Já é hora do Executivo implementar uma política no que diz respeito à diminuição do número de acidentes fatais em vias de nossa cidade", pontua Busnello.
O anteprojeto foi apresentado na última sessão legislativa e aprovado por unanimidade.


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por