Notícia

Rural

Cisa atua na implantação de programa de incentivo

Postada 11/06/2021



O Consórcio Intermunicipal de Saúde (Cisa) trabalha na implantação do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi), por meio do qual pequenos produtores rurais e agroindústrias poderão vender seus produtos aos 43 municípios do Consórcio - que será um braço do Ministério da Agricultura na fiscalização e implantação do trabalho. Daqui a três anos, com o Selo Cisa será possível vender a todo o País. Por enquanto, estão sendo realizados ajustes burocráticos.
O objetivo do Sisbi é padronizar e harmonizar os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a inocuidade e segurança alimentar. Os requisitos e procedimentos necessários para a adesão ao sistema são definidos pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa) do Mapa.
Além disso, o Cisa busca a viabilização da compra de vacinas contra a covid-19. O tema foi tratado em reunião com a Associação Gaúcha dos Consórcios Públicos (Agconp), na semana passada, com a presença do novo presidente da Famurs, o prefeito de São Borja, Eduardo Bonotto.
Na oportunidade, foi realizada audiência virtual com o secretário nacional de Vigilância em Saúde, Arnaldo Correa de Medeiros, que trabalha para criar a possibilidade dos municípios adquirirem as vacinas. Entretanto, o único problema é a falta de oferta no mercado.
"Mesmo que conseguíssemos adquirir alguma vacina, teríamos que trabalhar dentro do Programa Nacional de Imunização (PNI)", conta a diretora-executiva do Cisa, Elizabeth Rolim.
A próxima reunião ocorre em julho, em Porto Alegre, e deverá trazer novidades, a partir de articulação de um senador gaúcho - que a diretora preferiu não revelar. "Precisamos que seja agilizado, nossa região está cada vez mais com problemas, com hospitais mais cheios. No fim de semana, ajudei a arrumar medicamento, um antibiótico de última geração. Somente nesse fim de semana, 20 pessoas estavam intubadas em Tenente Portela, e era preciso 30 ampolas para um paciente, que consegui com a Unimed. Então, todos os fins de semana estamos ajudando a internar, arrumando leitos."
Desde o início da pandemia, o Cisa tem demando recursos no combate à propagação do vírus. Por meio de consórcio com os municípios foi adquirido equipamento para realização de testes detectores de coronavírus, e também destinados recursos aos hospitais. "Ficamos tristes quando lemos as notícias de que as pessoas não estão se ajudando, se aglomerando e nos barzinhos."
 


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por