Notícia

Economia

Ueti será responsável pela Expofest

Postada 10/01/2022



Após meses de negociações entre Associação Comercial e Industrial (ACI), Poder Executivo municipal e União das Etnias (Ueti) foi anunciado, ontem, os rumos da ExpoIjuí/Fenadi, maior feira da região Noroeste do Estado. Diferente dos anos anteriores, a partir de 2022, o município passa a ter Exposição-Festa Internacional das Etnias (Expofest Ijuí) e deixa de existir a Festa Nacional das Culturas Diversificadas (Fenadi). A organização do evento  ficará sob responsabilidade da união dos 11 grupos étnicos organizados, além do Centro Tradicionalista Gaúcho, e será realizado de forma anual. Em 2022, o evento ocorre de 6 a 16 de outubro, no Parque de Exposições Wanderley Burmann. 
Já, a ExpoIjuí passará ser realizada de dois em dois anos, sob coordenação da ACI. O evento terá um caráter mais empresarial e de negócios, mas com tempo menor dos últimos anos. 
O anúncio das mudanças foi realizado durante coletiva de imprensa no Salão Nobre da prefeitura, com a presença do prefeito Andrei Cossetin (Progressitas), do presidente da Ueti, Nelson Casarin e do presidente da ACI, Marcos Kieling. 
Ao explicar sobre o motivo de mudar o formato de gestão da ExpoIjuí, Kieling afirmou que a ACI acabava se envolvendo demais na elaboração da feira e deixava de lado questões importantes para os empresários locais. "A ACI deixou de atender os seus objetivos primordiais, que é os  seus associados, as empresas de Ijuí, os negócios e o crescimento econômico e social do município", disse,  lembrando que as mudanças de estrutura da feira já estavam sendo demonstrada pela associação desde a gestão  anterior a dele e que em outros tempos, a entidade chegou a ter 20 funcionários apenas para trabalhar a ExpoIjuí.
Para 2022, Kieling destacou que o evento de 2023 valorizará o empreendedorismo, a inovação, a oportunidade de negócios e o desenvolvimento econômico. 
O presidente da Ueti, Nelson Casarin, afirmou que a Expofest abraçará, além da área de arte e cultura, a economia criativa, os negócios, a inovação, o turismo e o lazer. Disse, ainda, que nos próximos dias deve começar a procurar os empresários que mantém estandes no parque para que eles possam expor durante a Expofest. Como forma de apoio a festa, a Ueti buscará realizar eventos mensais no parque de exposições. 
O lançamento oficial da campanha de marketing da Expofest está programado para abril, mês em que será inaugurado a sede cultural da Ueti, localizada no bairro Assis Brasil.
Neste novo formato de feira, o modelo de gestão do parque de exposições também terá mudanças. 
A ACI sempre foi responsável pelos trabalhos de infraestrutura e cuidados, no entanto como não teve feira nos dois últimos anos devido à pandemia da covid-19,  a manutenção ficou sob responsabilidade do Município, que somente ano passado gastou R$ 1 milhão para manter o parque organizado, segundo Andrei Cossetin. "Vamos continuar fazendo a gestão do Parque, mas contamos com a participação dos recursos dos eventos para conseguirmos pagar as contas", ressaltou o prefeito, garantindo ainda, o apoio irrestrito aos eventos, que poderão ser realizados de forma paralela.


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por