Notícia

Sociedade

Canto de Luz abre para o público

Postada 26/10/2021



A 10ª edição do Festival Nativista Canto de Luz acontece de 17 a 20 de novembro e a 6ª edição da Lamparina da Canção acontece no dia 20 de novembro, na Sociedade Ginástica Ijuí. No ano passado, o festival aconteceu, mas sem a presença de público. Conforme o presidente do Festival, Vinicios Hoch, neste ano o público poderá participar de forma presencial, seguindo protocolos de prevenção à covid-19.
“Iremos estudar, saber o número máximo que iremos colocar dentro da Sogi, os protocolos do clube. É um evento municipal e temos um cuidado a mais. Iremos impor regras e iremos obedecer a todas”. A entrada do festival é gratuita e segundo Hoch, o Salão Nobre cabe cerca de 400 pessoas e haverá um controle de entrada de pessoas.
Na semana passada, o festival ainda estava indefinido, mas a confirmação se deu pelo apoio de empresas de Ijuí, que irão patrocinar o evento, além da captação de recursos pela Lei de Incentivo à Cultura – LIC. “Há uma confirmação por parte do Executivo, que montou um plano de captação de recurso para realizar o festival, e foi atrás de parceiras, patrocínios. Tivemos um retorno das empresas que decidiram apoiar o festival, que leva o nome de Ijuí a diversos lugares”, explica Hoch.
O projeto, segundo ele, até o ano passado era organizado com recursos das leis de incentivo do Estado e da União. “Da União quem elabora o projeto é o produtor cultural Francisco Roloff, que nos informou que a Lei Rouanet está parada, suspensa temporariamente e vai abrir apenas em janeiro para novos projetos. E não conseguimos esse recurso. Tivemos que aportar toda a nossa despesa na lei Estadual. E com isso temos um valor de R$ 324 mil projetados para todo o evento, que será destinado para a premiação, ajuda de custo, que repassamos para cada músico vir participar, os shows, a programação especial da abertura, que traz as nove campeãs do evento. Teremos que cobrir tudo isso com esse valor”.
A organização divulgou as músicas selecionadas na última semana. Neste ano, foram 645 inscrições recebidas, sendo 516 para a Fase Geral, 40 para a Fase Local do Canto de Luz e 89 para a Lamparina. “E dessa forma estamos trabalhando. Estamos com pouco prazo para organizar o que falta. Faltam menos de 30 dias para o começo do evento. O prazo está um pouco apertado, mas estamos organizados”, finaliza Hoch.
 
 
 
 
 
 
 


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por