Notícia

Saúde

SUS chega aos 31 anos e amplia sua estrutura

Postada 21/09/2021



O Sistema Único de Saúde (SUS), criado em 1990, completou 31 anos. O programa é a principal ferramenta de atendimento em Saúde no Brasil e fornece, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, atendimento a mais de 150 milhões de pessoas.
O SUS atua desde o tratamento de diversas doenças e fornecimento de medicamentos da atenção primária a casos de alta complexidade. Além disso, o sistema público nacional é referência mundial pela atuação no enfrentamento de HIV/aids, tuberculose, hepatites e hanseníase. O Brasil também é exemplo por ter o maior sistema público de transplantes de órgãos e tecidos.
A importância do SUS teve ainda mais destaque no combate à pandemia de covid-19, devido à necessidade de fortalecimento da rede pública para enfrentar as consequências da crise sanitária com a criação de leitos de UTI, distribuição de insumos e recomendações. O SUS, atualmente, é o principal aliado dos brasileiros no combate à pandemia, seja por meio do atendimento feito de maneira gratuita, seja pela distribuição em massa das doses de vacinas que imunizam a população contra a doença. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é um dos líderes mundiais em vacinação no mundo, com mais de 88% da população imunizada com primeira dose. 
* Leia a matéria na íntegra na edição impressa do Jornal da Manhã 
 
 


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por