Notícia

Esportes

Flamengo, o primeiro rival do Elite no Feminino 2021

Postada 16/09/2021



Gurias do Yucumã Flamengo estream no Gauchão Feminino domingo diante do Elite em Ijuí

A equipe CRFF Gurias do Yucumã Flamengo, com sede em Derrubadas e Tenente Portela, está pronta para iniciar o Gauchão de Futebol Feminino. O primeiro desafio será domingo, às 15h, no campo da Associação Atlética Banco do Brasil(AABB) em Ijuí, diante do Elite de Santo Ângelo. A agremiação foi criada em dezembro de 2019.
O fundador e diretor do clube Ildo Scapini disse ao Jornal da Manhã, que os treinamentos neste ano começaram em janeiro. Por causa da pandemia de covid-19 a equipe parou em 2020 e no início deste ano iniciou a formação do grupo de atletas. "Os treinamentos são realizados todos os sábados. Temos jogadoras de vários municípios da região e de  Santa Catarina. Fizemos um  trabalho modesto, simples. Enfrentamos dificuldades para comprar material, adquirimos em Ijuí nos camelôs. As 20 primeiras bolas foram buscadas na cidade. A nossa comissão técnica é formada por quatro pessoas".
Scapini disse que o grande diferencial do Flamengo é que dos quatro integrantes da comissão técnica, dois são professores indígenas, o  treinador Tiago Ferreira e o treinador de goleiros Argel Sales.
"Talvez sejamos uma das únicas equipes do mundo que temos índigenas no elenco. São sessenta e duas atletas nas categorias livre e sub-16. Destas, 12 são da Comunidade Indígena do Guarita,a maior aldeia do Rio Grande do Sul com sete mil índios kaigangs e guaranis. Demos oportunidades para os índios e eles estão muito bem na equipe, disputando vaga de igual para igual. Há um grande entrosamento".
O diretor disse que a equipe é bastante aguerrida e mostrou um senso coletivo interessante nos treinamentos. O pensamento é fazer uma boa estreia, um jogo bonito diante do Elite, proporcionando um grande espetáculo em Ijuí. Ele afirmou que respeita o primeiro adversário que montou um elenco forte.
"Temos na equipe agricultoras que trabalham nas suas propriedades. A goleira Lais Allen, 34 anos, de Nova Itaberaba, Santa Catarina, viaja cerca de 300 quilômetros para treinar e jogar pelo Flamengo. Atravessa o Rio Uruguai de barca, treina com as gurias e enfrenta uma longa viagem de retorno. As dificuldades são superadas assim. Temos várias histórias de vida no elenco".
Ildo Scapini comentou que algumas índias levam os bebês juntos para os jogos e amamentam os filhos no intervalo. A base do time é 18 a 24 anos. As Gurias do Flamengo disputaram a Copa da Amizade em Lajeado e venceram os seus adversários, conquistando o título. No primeiro jogo foi 2 a 1, diante do Combinado Lajeadense/Estrêla  e depois 2 a 1, nas Lobas do Pelotas.O time de Tenente Portela acertou uma parceria com o Três Passos Atlético Clube e disputará seus jogos como mandante no CT Futebol Com Vida.A viagem para Ijuí domingo começa às 8h da manhã. A delegação almoça na cidade, joga e retorna à Tenente Portela após o jantar, esperando voltar com o resultado positivo na bagagem.


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por