Notícia

Rural

Falta de chuvas pode aumentar crise hídrica

Postada 31/08/2021



As chuvas dos últimos meses ajudaram a amenizar os problemas de alguns municípios que sofrem com a estiagem no Rio Grande do Sul. A situação, no entanto, está longe de ser a ideal em termos de precipitação, mas também não está provocando grandes transtornos, de forma geral, neste momento. Segundo relatório da Defesa Civil do Estado, são 15 municípios com decreto de situação de emergência vigentes por causa da escassez de chuva. Esse número já foi maior ao longo do ano. Se for levado em conta o acumulado do ano com os decretos que já expiraram, são 133.
Coordenadora da Sala de Situação do Governo do Estado, a meteorologista Cátia Valente, relata que as chuvas foram irregulares e abaixo da média em julho e agosto. E a projeção não é boa para os próximos meses.
“Tendência para setembro, início de primavera, já que a primeira é uma estação que chove bem no Rio Grande do Sul, mas estamos com essa condição do Oceano Pacífico um pouco frio. Não tem tendência de que a gente tenha uma estação extremamente chuvosa que possa resolver esse déficit hídrico acumulado. Segue a preocupação ao longo dos próximos meses aqui no Rio Grande do Sul”, reforça.
Dados do último Boletim Especial sobre Estiagem no RS, com dados atualizados de 2019 a 2021, divulgados pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente em julho, mostram déficit hídrico em todas as regiões do Estado. Os índices variam de 179 mm a 922 mm no período de janeiro de 2020 a fevereiro de 2021. 
" Foram observados alguns eventos mais chuvosos entre o final do outono e início do inverno, mas até o momento, não há reversão deste quadro de estiagem, apenas melhora momentânea para em seguida voltar à situação de baixa disponibilidade hídrica", diz o boletim.
* Leia a matéria na íntegra na edição impressa do Jornal da Manhã  
 


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por