Notícia

Polícia

Avico pede condenação criminal de Bolsonaro

Postada 15/06/2021



A Associação de Vítimas e de Familiares de Vítimas da Covid-19 (Avico) protocolou neste mês representação criminal contra o presidente da República, Jair Bolsonaro, pelo que considera como condutas negligentes tomadas pelo presidente durante a pandemia de coronavírus no Brasil. Essa é a primeira ação coletiva protagonizada por familiares de vítimas do covid-19 no País, e pede que a Procuradoria Geral da República (PGR) acuse Bolsonaro de diversos crimes. 
A Avico foi fundada em abril deste ano em Porto Alegre e não atua sem fins lucrativos. Atualmente contempla, entre associados e voluntários, cerca de 100 pessoas residentes em todo o País e 114 inscritos em aguardam  aprovação. 
Dentre os associados, estão as ijuienses, esposa e filhas de Jaime Luís Cottens Ghisleni, falecido em 31 de março de 2021, após internação de 30 dias por covid. Em entrevista ao JM, a filha, Pâmela Copetti Ghisleni, professora universitária, advogada e membro da Comissão de Direitos Humanos da 23ª Subseção da OAB-RS, disse que acredita na potência da mobilização social e no enfrentamento comunitário da pandemia. 
"A associação tem entre seus objetivos a finalidade de representar os interesses gerais e individuais da sociedade e de seus associados (e não associados) relativos às vítimas da covid-19, abrangendo a sua evolução viral ou futuras mutações da doença, perante as autoridades administrativas, legislativas e judiciárias, bem como pessoas físicas ou jurídicas. Não se trata, como alguns podem pensar, de apenas mais uma representação criminal dentre as tantas que o presidente acumula e que são arquivadas na PGR. Para além da legitimidade, que é inerente a qualquer cidadão brasileiro que se sente lesado pela postura do presidente no cenário pandêmico, os associados e voluntários da Avico, em maior ou menor medida, podem dar seu testemunho sobre o sofrimento que a covid-19 impõe”, destaca Pâmela. 
 


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por