Notícia

Educação

Gestores municipais definem calendário

Postada 26/01/2021



O Conselho dos Secretários Municipais de Educação (Coseme) e a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) reuniram-se com os secretários municipais de Educação, da região da Amuplam, na manhã de quinta-feira para organizar o início do Ano Letivo 2021.
"Nós sinalizmos para algumas questões, e deixo claro aqui que serão decididas pelos prefeitos na segunda-feira, sobre o que discutimos. Estamos construindo uma data consensual, nesta situação toda adversa de pandemia", comenta o presidente do Conseme, Odilar Vargas.
A perspectiva é de retorno no sistema híbrido, no dia 1º de março, gradualmente, começando pelos Anos Finais - 6º ao 9º Ano; no dia 8 de março, os Anos Iniciais - mesmo dia de retorno do Estado, congregando o transporte escolar, outro grande desafio aos gestores; e, no dia 15 de março, a Educação Infantil - de 4 a 5 anos.
"Friso que a discussão a respeito da Educação Infantil é muito séria, porque é uma idade, especialmente em creches, de 0 a 3 anos, que não usa máscaras, precisa de contato físico constante. Vamos voltar, precisamos ter continuidade, mas será com muita prudência, cautela e todos os processos sanitários, com aval das Secretarias de Saúde, e gradativamente", afirma, acrescentando que os Municípios terão que providenciar pesquisas sobre o quantitativo de retorno dos alunos.
A atual legislação federal e estadual permite aos Municípios conciliar as aulas entre presencial e on-line.
Vargas lembra que as aulas terão duração de três horas, porque será necessário realizar a sanitização geral dos espaços de, no mínimo, a cada três horas.
"É um problema para as escolas de turno integral, que dificilmente conseguiremos atender. Em tese poderia ser das 8h às 11h, e das 13h30 às 16h30. Além disso, os prefeitos estão com um abacaxi nas mãos, porque não podem contratar, pela 173", finaliza Vargas.


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por