Notícia

Saúde

Bom Pastor oferece estrutura completa

Postada 26/01/2021



Em um ano marcado por inúmeras mudanças e transformações na vida e na organização da sociedade, o Hospital Bom Pastor Ijuí concretizou o sonho de inauguração de seu novo e moderno complexo hospitalar.
Com histórico de uma gestão empreendedora, o envolvimento da diretoria, o comprometimento de seus funcionários e o apoio de toda a comunidade local e regional, ao completar 39 anos de um trabalho sério e comprometido com as causas da saúde, o ano de 2020 marcou definitivamente a história de muitas mãos do Hospital Bom Pastor.
Isso porque, com a mudança para o novo complexo, o Bom Pastor passou a oferecer o que há de melhor em ambiência hospitalar, tecnologia e segurança do paciente, sendo transferidos todos os serviços para a nova estrutura, localizada na Avenida Theodorico Fricke, n° 300, no bairro São Geraldo.

 Estrutura e serviços 
Presidente da instituição, Martinho Kelm destaca os novos espaços do hospital, a exemplo do bloco cirúrgico com quatro salas de cirurgia. "De primeiro mundo, na região não temos outras que se comparem."
A nova estrutura dispõe de 114 leitos clínicos, 12 leitos de recuperação  e 10 leitos de UTI. Também foi necessário investimento em recursos humanos, passando de 65 funcionários para 135, duplicando o quadro.
Com a implementação do Cartão Saúde Bom Pastor foi incrementado o Corpo Clínico, com cerca de 100 médicos nas diversas especialidades, além de descontos especiais em consultas, procedimentos, exames e internação. "Atendemos com todos os convênios disponíveis, seja para um diagnóstico ou tratamento, temos condições de dar um tratamento completo", acrescenta Martinho.
 A aquisição de equipamentos e materiais modernos possibilitou a agilidade no diagnóstico e tratamento de doenças.
Também foi possível iniciar um trabalho inédito na região,  a Unidade de Dependência Química Privada. "É uma área em que temos um histórico e uma competência muito grande, e com a nova estrutura conseguimos reservar um espaço exclusivo a esses pacientes, lhes dando bem-estar, com um tratamento diferenciado." 
O Centro de Especialidades é composto por mais de 20 profissionais em diferentes especialidades.
Atuando na Medicina Preventiva, que se mostrou necessária à população, o Bom Pastor oferece um serviço inovador: o Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer.

 Referência em atendimento 
Para expandir a oferta de serviços e contribuir na redução do transporte de pacientes a outros municípios em busca de atendimentos especializados, o Hospital busca junto ao Estado o credenciamento para ser referência em Oftalmologia e Traumatologia e a ampliação de leitos em Saúde Mental - em que já é referência.
"Historicamente vínhamos atuando forte na Oftalmologia, uma área que somos referência e que estamos buscando credenciar junto ao Sistema Único de Saúde, mas hoje temos um conjunto de profissionais e equipamentos à disposição para que tenhamos em Ijuí todo o tratamento. Na medida em que conseguirmos avançar, toda essa questão dos pacientes terem que se deslocar a Tenente Portela, Palmeira das Missões, fica resolvida", antecipa Martinho, que reuniu-se com o prefeito Andrei Cossetin ontem à tarde, para tratar sobre esse assunto. "O credenciamento da Traumatologia está em análise e nos próximos dias deveremos ter isso deliberado."

 Combate à covid-19 
Contando com ampla estrutura, o Bom Pastor se aliou às demais instituições de Saúde do Município, e a pedido do Estado, entrou na linha de frente no combate à covid-19, dispondo de 10 leitos UTI Covid, colocados em funcionamento em tempo recorde, e mais 42 leitos clínicos para atendimento a pacientes vítimas do coronavírus.
"Somos o hospital mais novo da região e com uma estrutura tecnológica, ou seja, não temos somente um prédio novo à disposição da comunidade, mas foi pensado para ser um hospital de referência, com estruturas tecnológicas de última geração e um corpo clínico muito capacitado, e um atendimento, que sempre foi um diferencial, humanizado", destaca, salientando que um dos principais desafios está em manter essa qualidade, mas complementa que já é uma realidade na nova instituição.

 Situação financeira 
O Bom Pastor é um hospital sem dívidas e superavitário, conforme Martinho, em função de seu modelo de gestão, conduzida pela direção executiva que tem à frente Rosane Schiavo. "Quase artesanal, com muito cuidado nos gastos e trabalhando na ampliação das receitas com muita parcimônia, para que a expansão não seja prejudicial. Temos conseguido sim, com esse modelo e a conscientização de toda a equipe, termos um cuidado em termos de racionalização dos gastos, de brigar por contratos que sejam viáveis, o que tem permitido essa situação histórica de equilíbrio, que se mantém, mesmo com esse aumento de funcionários."

Hospital escola da Medicina
Dentro do projeto pedagógico da Medicina da Unijuí, a partir do dia 14 de fevereiro, acadêmicos do curso juntamente com um conjunto de médicos passam a atuar no atendimento de consultas ambulatoriais no Hospital Bom Pastor, dentro do conceito hospital-escola. "Projetos de futuro hoje se tornam realidade e estão à disposição da comunidade", frisa o presidente da instituição de saúde, Martinho Kelm.


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por