presença de adolescentes nas ocorrências policiais envolvendo o tráfico de drogas tem aumentado em Ijuí nos últimos anos. Cada vez mais cedo os jovens estão sendo aliciados a participar da prática criminosa, em troca de dinheiro fácil e ascensão social.
Na noite de quinta-feira, uma guarnição da Força Tática do 29º BPM-Ijuí durante patrulhamento de rotina avistou e abordou um indivíduo suspeito, na Rua Vilson Roni Teixeira, no bairro Getúlio Vargas.
O indivíduo foi identificado como um adolescente de 17 anos, já conhecido das guarnições por envolvimento no tráfico de drogas. Durante a busca pessoal foi localizado com ele 10 porções de cocaína embaladas.
Em diligências, após contato com a mãe do adolescente, os policiais localizaram na casa mais 16 porções de cocaína embaladas prontas para comercialização, R$ 82 em dinheiro e um aparelho celular.
Diante dos fatos, os policiais apreenderam o adolescente, que foi conduzido para exames de saúde na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e posteriormente apresentado na Delegacia de Polícia de Ijuí, juntamente da droga e do dinheiro, onde foi feito o registro da ocorrência para posterior apuração em inquérito policial. O adolescente foi entregue aos responsáveis.
No ano passado, 38 adolescentes foram apreendidos em Ijuí, a maioria envolvida em tráfico de entorpecentes. No primeiro semestre foram 20 adolescentes. No segundo caiu para 18.
O major do 29° Batalhão da Brigada Militar de Ijuí (BPM), Edilson Della Flora Góes, afirma que mesmo tendo uma queda de 10% no segundo semestre, ainda é alto o número de jovens apreendidos.
"Vamos trabalhar para que reduza, principalmente com atividades como o Proerd, que no ano passado foi prejudicado pela pandemia, mas é um trabalho que fazemos de aproximação, e do Amigos na Escola, trazendo os educandários para dentro do quartel, mostrando outra realidade para que essas crianças não se envolvam neste meio que, infelizmente, tem terminado muito mal."