Notícia

Política

MP pede impugnação do mandato de Alexandra Lentz

Postada 14/01/2021




O Ministério Público Eleitoral de Ijuí ajuizou ação de impugnação do mandato da vereadora Alexandra Lentz do PDT por compra de votos e favorecimento de serviços públicos na área da Saúde. A informação é da promotora de Justiça Eleitoral Diolinda Hanusch. Segundo ela, a denúncia contra o vereador Matheus Pompeo (PDT) foi arquivada, pois os indícios apontados ao Ministério Público Eleitoral não embasaram uma ação de ajuizamento. Já o caso do vereador Beto Noronha, do PT, segue sendo investigado pelo Ministério Público Eleitoral, ele é acusado de compra de votos e distribuição de cestas básicas, o que configura abuso de poder econômico. 
A promotora explica ainda que o processo da vereadora Alexandra Lentz requer análise da Justiça Eleitoral, que também terá prazo para apresentar sua defesa. “No caso da vereadora, com as provas apresentadas se configura a compra de votos através do abuso de poder econômico, utilizando a função pública para oferecer benefícios na troca de votos. Já no caso do vereador Beto Noronha se configura a utilização de dinheiro na compra de votos, o que se configura no abuso do poder econômico”, explica Diolinda, frisando que o intuito é o mesmo, a compra de votos. 
De acordo com ela, a denúncia envolvendo os três vereadores chegou ao conhecimento do Ministério Público Eleitoral uma semana após o término do pleito eleitoral, que ocorreu no dia 15 de novembro de 2020, e a partir daquele momento foram colhidas as provas. “O processo ocorre de forma rápida com providências distintas em relação a cada um dos três denunciados com base nas provas objetivas, e cumprindo os prazos estipulados pela Justiça Eleitoral.”
Alexandra Lentz foi a vereadora mais votada de Ijuí, com 2.022 votos. Já o vereador Beto Noronha teve 1.862 votos e Matheus Pompeo recebeu 1.139 votos.


Mais Fotos

Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por