Notícia

Geral

Executivo e Saúde debatem flexibilização de medidas

Postada 14/01/2021



Com o indeferimento, ontem, dos cinco pedidos de reconsideração ao mapa preliminar da 36ª rodada do Distanciamento Controlado, o Rio Grande do Sul fica quase todo em bandeira vermelha.
Dezenove das 21 regiões Covid foram classificadas com risco epidemiológico alto, recebendo bandeira vermelha. Apenas duas regiões – Ijuí e Santa Rosa – ficaram classificadas na bandeira laranja. O mapa definitivo tem vigência de hoje até a próxima segunda-feira.
O governo do Estado anunciou ontem duas flexibilizações no modelo de distanciamento controlado que dizem respeito ao teto de ocupação de parte dos estabelecimentos comerciais essenciais e das repartições públicas. As mudanças passam a valer hoje.
No caso do comércio essencial e das mecânicas, a ocupação máxima vai levar em conta tanto funcionários como clientes. Na bandeira amarela, que representa risco baixo, o limite será de uma pessoa para cada 2 m².
O Município de Ijuí recebe a alteração na cor da bandeira de forma satisfatória, uma vez que buscava junto ao Estado, por meio da atualização do Plano de Cogestão da Região 13, ter as regras vigentes relativas à bandeira laranja, anterior à vermelha.
Com a Região ficando em laranja, o Município atinge seu objetivo sem depender do aval do Estado. Entretanto, as alterações ainda estão sendo debatidas no Executivo. Tão logo o mapa definitivo foi divulgado, o prefeito Andrei Cossetin reuniu-se com o secretário municipal de Saúde, Marcio Strassburger, e um comitê, para debater as futuras alterações, que deverão ser divulgadas ainda hoje.
"Nossa luta na atualização do Plano de Cogestão era para poder usar a bandeira anterior a que estamos classificados, e mudamos para a bandeira laranja, que a gente queria. Agora, para ir à bandeira amarela, o prefeito irá sentar com o secretário de saúde e juntamente com um comitê e irão discutir quais regras serão flexibilizadas", afirma o secretário de Governo, Paulo Girardi.


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por