A Unidade de Reabilitação Física (Unir) da Unijuí foi habilitada, pelo Ministério da Saúde, para ser um Centro Especializado em Reabilitação (CER) III. A mudança foi anunciada por meio da Portaria nº 3.653, publicada no dia 21 de dezembro.
"Os Centros são voltados ao atendimento especializado de pessoas com deficiência. Por exemplo, por vezes o paciente precisa de um fisioterapeuta, mas também de fonoaudióloga e de terapeuta ocupacional. O Centro oferece esse atendimento multiprofissional. O seu objetivo é reabilitar e desenvolver o potencial físico e psicossocial do usuário", explica coordenadora da Unijuí Saúde, professora Edina Matilde Linassi Coelho.
Hoje, conforme explica a docente, a Unir é uma unidade que presta atendimentos na modalidade de reabilitação física à 17ª e à 9ª Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS). Com a nova habilitação, duas novas modalidades serão incluídas: visual e intelectual.
A Unijuí terá um período para realizar as mudanças e para iniciar os atendimentos, como CER III, a partir de 2021.
"Teremos uma ampliação gradativa de atendimentos com essa nova habilitação. Em razão das mudanças na infraestrutura, que serão necessárias, ainda não temos uma data determinada para que o Centro entre em funcionamento", completa.
Os CERs são unidades voltadas para o atendimento especializado de pessoas com deficiência que necessitam de reabilitação, com o objetivo de desenvolver seu potencial físico e psicossocial. O diagnóstico, a avaliação, a orientação e a estimulação dos usuários são responsabilidade da equipe multiprofissional, composta de fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, médicos, psicólogos, assistentes sociais e enfermeiros.