Notícia

Geral

Atividades econômicas serão flexibilizadas

Postada 05/01/2021



Na sexta-feira, novos prefeitos tomaram posse em todo o País. E, além do desafio de assumir os municípios em meio à pandemia da covid-19, os gestores devem decidir se vão dar continuidade aos programas sociais, políticas públicas e obras que a gestão anterior deixou.
Em entrevista ao Grupo JM, na manhã de ontem, o prefeito Andrei Cossetin (Progressistas) detalhou suas primeiras ações à frente do Executivo municipal, entre elas, as primeiras reuniões com seu secretariado, realizadas no fim de semana, com ênfase para os decretos relativos à covid-19 dentro de sua gestão.
Andrei busca, juntamente com os secretários municipais de Saúde, Márcio Strassburger, e de Governo, Paulo Girardi, que também está coordenando a equipe jurídica, a formulação de um decreto municipal que se adeque às diferentes realidades, citando de exemplo o jogo de futebol ocorrido recentemente durante inauguração de um espaço público.
"Criou uma revolta nos proprietários de quadras, que alugam para essa prática. Nesse sentido, imaginamos que há um contrassenso, o Município promover um jogo de futebol em espaço público num momento de pandemia, e, ao mesmo tempo, fechar as quadras. Em Ijuí, estamos com os braços amarrados, não deixando os empresários abrirem seus estabelecimentos, trabalharem", afirma, acrescentando que busca contato com a Amuplam para retomar a cogestão. "A partir disso, possamos fazer nossos decretos municipais sem seguir fielmente aos do Estado."
No sábado, foi criado um Comitê Municipal Consultivo com intuito de contribuir com o Executivo na elaboração de medidas contra a covid-19. "Não queremos tomar decisões sozinhos, mas chamar a comunidade, que seja representada por instituições e associações que irão nos ajudar a não cometer erros nesse momento tão delicado, de pandemia, mas nosso governo entende que cuidar de Economia também é cuidar de Saúde. Se a economia for muito segurada, ali na frente irá faltar recursos, inclusive para a Saúde."
Evitar aglomerações desnecessárias e seguir os protocolos sanitários preventivos estão entre as medidas que serão mantidas nos decretos, conforme antecipa o prefeito. "Por outro lado, queremos como Município entrar com o tratamento precoce e profilático, algo que discutimos muito no fim de semana, e certamente na próxima teremos alguma solução nesse sentido. Quem estiver com os primeiros sintomas será tratado contra covid, será uma recomendação do poder público municipal aos médicos, que terão à disposição o tratamento precoce dentro do Município, liberando os medicamentos para isso."
A fiscalização das determinações do decreto será rigorosamente feita tanto aos empresários quanto clientes. "É nosso primeiro dia, temos muito trabalho a fazer. Estamos pegando uma prefeitura com muitos problemas crônicos, por exemplo, quem ligar terá dificuldade, porque a telefonista era um cargo em comissão e imaginamos que deva ser ocupado por um servidor público de carreira", comenta, solicitando compreensão da comunidade nesse período de transição.
Uma campanha voltada à conscientização da população e suas responsabilidades é outra das medidas que estão sendo pensadas. "Comprometendo as pessoas para que ajudem a zelar pelo patrimônio público, separando seu lixo, que cuida a frente de suas residências, mantenham seus pátios limpos, os terrenos baldios com cercamento e grama cortada. Assim, vamos embelezar a cidade. A prefeitura vai fazer sua parte, mas a população tem que ajudar."
A realização de um diagnóstico inicial da realidade do município é a meta dos primeiros 100 dias de governo de Andrei Cossetin.
Na manhã de ontem, Andrei se reuniu também com sua equipe jurídica para tratar acerca da composição do governo. "Há locais em que tínhamos cargos em comissão, em que imaginamos que devemos ter servidores públicos do quadro.


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por