Notícia

Saúde

Prevenção contra HIV deve ser debatida

Postada 03/12/2020



A campanha Dezembro Vermelho iniciou-se na terça-feira, data que marca o Dia Internacional de Luta Contra a Aids. Uma programação diferenciada foi realizada no município, envolvendo o Fórum Permanente da Mulher, em uma roda de conversa com os temas: Vivendo e convivendo com o HIV, palestra ministrada pela consultora em prevenção ao HIV/AIDS, de Sorocaba-SP, Sílvia Almeida; e, Conversando sobre o Serviço de Atendimento Especializado (SAE) de Ijuí, ministrada pela coordenadora Ana Letícia Missio.
Além da roda de conversa, feita por meio virtual, nos três turnos, foram realizados testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C, pelo SAE.
“Este ano, por ser ano atípico, ouvimos falar pouco em prevenção, mas apesar da pandemia, outras doenças permanecem acontecendo e o risco é muito grande. Temos que voltar a falar sobre prevenção, dizer que a doença existe, e que as pessoas precisam se cuidar”, afirma Ana Letícia.
Houve um aumento no número de casos de HIV em Ijuí, conforme a coordenadora do SAE.
“Neste ano, tivemos 22 novos casos confirmados até o momento, e no ano anterior, encerramos com 19 casos. Às vezes, a própria pessoa tem preconceito e acaba não aceitando a medicação, mas o HIV tem um espaço na sua vida e só você pode decidir se vai continuar vivendo ou não, pois tomando a medicação é possível conviver com o vírus por muitos anos”, lembrou.
Atualmente, o tratamento consiste em duas medicações que não oferecem efeitos colaterais, gerando fácil aceitação por parte do paciente.
O SAE oferece todo o suporte em relação a consultas, exames e medicamentos.


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por