Notícia

Geral

Comitê é criado para minimizar danos

Postada 26/11/2020



Uma reunião com representantes da Emater local e Regional, da Unijuí, dos Sindicatos Patronal e dos Trabalhadores Rurais, da Ceriluz e equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, liderada pelo secretário, vice-prefeito Valdir Zardin, e Secretaria de Meio Ambiente e o prefeito Valdir Heck ocorreu, nesta semana, com o objetivo de discutir estratégias para enfrentar os danos causados pela forte seca em Ijuí e região.
Uma das decisões foi a criação do Comitê Pró-Água de Ijuí, cujo papel será o de estudar e apontar soluções para a preservação dos recursos hídricos. As abordagens feitas pelos representantes das entidades presentes à reunião deixaram clara a necessidade de conscientização para a importância da preservação de nascentes, aproveitamento da água da chuva e racionalização no uso da água potável, proveniente de poços artesianos. 
Segundo o presidente do Sindicato Patronal dos Trabalhadores Rurais, Ércio Eickoff, no ano passado já houveram grandes problemas devido à estiagem, que se agravaram neste ano. “O comitê reúne pessoas que vão trabalhar em cima do projeto de armazenamento de água nas propriedades em épocas que existem maiores volumes de chuva, para tentar amenizar o problema no Verão, através de irrigação de pivôs, para conseguir produzir o alimento que é necessário, principalmente para o gado leiteiro e hortigranjeiros”, relatou.
O projeto tem por objetivo minimizar as perdas dos produtores, conforme Eickoff. “As perdas, principalmente no setor leiteiro, são muito grandes, pois o gado precisa de farelo de soja, milho, silagem, e com a estiagem esses produtos ficam escassos. Já no inverno houve estiagem e o produtor não teve alimentação suficiente para oferecer ao gado e agora, no Verão, e as perdas aumentam. O produtor que tem de 20 a 50 vacas de leite é quase obrigado a ter um pivô para conseguir cultivar alimento para continuar produzindo.” 
O Comitê Pró-Água Ijuí irá se reunir no dia 3 de dezembro próximo, em local e horário a serem definidos.


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por