A Unijuí, a Universidade Cooperativa da Colômbia, a Universidade Politécnica Estatal de Carchi do Equador e a Universidade de Sonora do México, firmaram convênio para a criação da Cátedra Internacional Pensar a América Latina frente aos Desafios de Desenvolvimento Sustentável (ODS/ONU).
Segundo os termos do convênio, as instituições parceiras vão realizar eventos científicos acadêmicos, promover a mobilidade internacional, a concepção e implementação de projetos de âmbito nacional e internacional e a publicações conjuntas por diferentes meios, com a inserção dos Programas de Mestrado e Doutorado. As partes envolvidas também vão nomear um delegado por instituição, que integrará uma Comissão Técnica Acadêmica, também vão organizar, planejar, executar e avaliar a Cátedra Internacional sob padrões de qualidade, visando a qualificação como uma cadeira Unesco. Pelo acordo, estudantes de intercâmbio ou docentes e pesquisadores não pagarão a mensalidade ou qualquer tipo de taxa para estudar na universidade anfitriã.
Segundo a reitora da Unijuí, professora Cátia Nehring, este protocolo marca a intenção de quatro instituições latino Americanas, na materialidade de ações a serem realizadas nos próximos anos, considerando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.
"É um grande desafio para nossa instituição envolvendo os pesquisadores dos nossos programas stricto sensu e acadêmicos, possibilitando aprofundamento em pesquisa e mobilidade acadêmica."
Pela Unijuí, o professor Daniel Cenci é o responsável na organização das ações.
Participaram do fechamento deste convênio, de forma on-line em razão da pandemia, além da reitora, os seguintes representantes: Maritza Rondon Rangel, reitora da Universidade Cooperativa, da Colômbia; Jorge Ivan Mina Ortega, reitor da Universidade Politécnica Estatal de Carchi, do Equador e Henrique Fernando Velázquez Contreras, reitor da Universidade de Sonora, do México.