Notícia

Educação

Salão trabalha a Inteligência Artificial

Postada 22/10/2020



A Unijuí abriu ontem a programação do Salão do Conhecimento – maior evento de divulgação científica da região Noroeste do Estado, realizado nos quatro campi da Universidade. Além de Ijuí, recebem o evento Panambi, Santa Rosa e Três Passos.  As atividades seguem até amanhã, com um amplo conjunto de atividades, todas de forma on-line em razão da pandemia de covid-19. Neste ano serão cerca de 800 trabalhos apresentados, além de diversas palestras ao longo do evento. 
A programação de abertura teve início com uma apresentação cultural do Coral Unijuí. Logo após, ocorreu o ato oficial de abertura. Em sua fala, o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Fernando Jaime González, observou que o Salão é o mais importante evento da Universidade para a socialização do conhecimento entre todos os estudantes, nos diversos níveis de ensino, dos quatro campi da instituição, além de receber os trabalhos de outras universidades, inclusive do exterior. 
O vice-reitor de Administração, Dieter Siedenberg, observou o esforço da Instituição para adequar este e outros eventos importantes ao formato on-line, sendo um grande desafio para todos.
Dando sequência ao evento, a reitora da Unijuí, professora Cátia Nehring, fez o seu pronunciamento. "Nestes quatro dias, vamos mostrar um pouco do que fizemos em ensino, pesquisa, extensão e cultura. Neste ano, temos o prazer de fazer um Salão efetivamente da Universidade Regional, no qual os quatro Campi podem acompanhar todas as atividades simultaneamente. Eu espero que, mesmo as salas e corredores do evento sendo transformados em um link de internet, que vocês possam se encontrar e fazer os debates importantes”, salientou. 
A abertura oficial foi transmitida pelo Youtube da Unijuí.    
A primeira noite de atividades contou também com a apresentação dos trabalhos do 28º Seminário de Iniciação Científica, 10º Seminário de Inovação e Tecnologia e 21º Jornada de Extensão. 
O tema geral desta edição é Inteligência Artificial, a nova fronteira da ciência brasileira, convergente com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. As discussões e eventos serão norteados também pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ONU). 
Neste ano  não haverá exposição de pôster em razão da pandemia de covid-19. Os participantes irão apresentar os trabalhos em salas virtuais, por meio do Google Meet. As apresentações poderão ser assistidas pela comunidade acadêmica (por meio de sua conta Unijuí) e pelos participantes inscritos no evento. De acordo com a programação, hoje o evento ocorre de forma paralela à 1ª Feira Estadual de Matemática do RS.  Amanhã, a programação principal será dedicada aos Debates Sobre Inteligência Artificial, com palestras das 9h às 18h45 sobre diversas temáticas integradas ao tema geral. No turno da noite serão realizadas as apresentações de trabalhos inscritos na temática de Inteligência Artificial. 


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por