Notícia

Sociedade

Semana de Fenadi Virtual

Postada 14/10/2020



Começou na noite de segunda-feira, a 34ª Festa Nacional das Culturas Diversificadas - Fenadi, transmitida pelo canal da Ueti no Youtube, com o tema "Somos todos, somos um". A noite contou com a presença de autoridades e as embaixatrizes das casas étnicas, com apresentação de Douglas Dorneles da Rosa e Daiana Dal Ros. A atração contou com intervenções musicais e a participação das etnias nos intervalos.
Na abertura, participaram o prefeito Valdir Heck, presidente da Ueti e da Fenadi Virtual Nelson Casarin, reitora da Unijuí Cátia Nehring e o produtor Cultural da Ueti e coordenador da Fenadi Virtual, Francisco Roloff. Também houve a participação, de maneira virtual, do governador do Estado Eduardo Leite, da secretária estadual da Cultura, Beatriz Araújo e do deputado estadual presidente da Assembleia Legislativa Ernani Polo e a integrante do Parlamento Europeu, vice-presidente da Comissão de Cultura e Educação do Parlamento Europeu, Dace Melbarde’s.
Nos discursos de abertura, comentando sobre o cenário dos últimos sete meses, Cátia Nehring afirmou que a universidade se reinventa e reforça o seu caráter de uma universidade pública não estatal, destacando que “nesse sentido, a parceria realizada com a Ueti e Prefeitura Municipal é um marco para a nossa ação”. 
O presidente da União das Etnias de Ijuí, Nelson Casarin, relembrou a feira presencial, em que todos se encontravam para confraternizar, afirmando também que Ijuí tem um trabalho diferenciado. Para ele “o movimento étnico vai proporcionar ao município grandes vitórias no futuro”. 
Valdir Heck comentou que havia dúvidas em torno da possibilidade de realizar a Fenadi em virtude do contexto atual imposto pela pandemia, mas elogiou a alternativa encontrada para realizar o evento, destacando a virtualidade. 

Museu
O Museu Antropológico Diretor Pestana (MADP) participa da Fenadi Virtual com as fotos que compõem o cenário do Talk Show e que fazem parte do acervo. A Sala 2, que leva o nome de História e Cultura, foi totalmente organizada pela equipe do MADP.
“Desde julho, quando soubemos que teríamos esta sala, começamos a realizar debates com professores da Unijuí, que tiveram uma colaboração importante na construção das temáticas. Participaram a nossa historiadora, Belair Stefanello, e também nosso colaborador, Fabrício Souza, que realizou toda a filmagem, junto com o estagiário Giordano Toniazzo”, informou a diretora do Museu, Vivian Stroschein.
Amanhã, o professor Jaeme Callai apresenta o tema “Ijuí antes de Ijuí”, e na sexta, dia 16, o professor Adelar Baggio e representantes dos Centros Culturais enfocam “Imigração – Uma visita ao passado”, assunto que também será abordado no sábado. O professor Ivo Canabarro trata a “História da Fotografia e a importância do Museu nesta história” no domingo, dia 18. Na próxima segunda, feriado municipal, o público poderá conferir duas atrações: “Artesanato e Gastronomia”, a cargo das professoras Maria Regina Johann, Eilamaria Libardoni Vieira e a acadêmica de Gastronomia, Aline Vogt, e um passeio virtual realizado pela Cia Cadagy. 

Festival Gastronômico
O Festival Gastronômico é uma das atrações da Fenadi Virtual. A coordenadora do curso de Administração e Ciências Contábeis da Unijuí e professora Fernanda Pasqualini e o assessor de comunicação da Ueti, Élcio Ceratti Júnior, estão envolvidos com a organização do festival.
Fernanda explica que o evento materializa um pouco a proposta da Fenadi Virtual, através de cardápios das etnias de diferentes restaurantes. No site da Ueti, a aba Festival Gastronômico contém essas informações, além do contato e a forma como pode ser feito o pedido.

PROGRAMAÇÃO DE HOJE
A abertura da noite é com o debate sobre A cultura étnica no cotidiano da sociedade, com Marli Megier Siekierski, presidente da Sociedade Cultural Polonesa Karol Wojtyla, e Fernando González, vice reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí. Às 20h, a temática é a Música regional sem fronteira, com Pedro Darci de Oliveira, e no telão, Luiz Carlos Borges e Renato Borghetti. A atração especial da noite é o show ao vivo com Rodrigo Soltton. Nas dez salas, a programação segue com destaque para a Sala 3, a gastronomia árabe, com o prato Maklub, e participação de Fernando Georges.


Mais Fotos

Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por