Notícia

Política

Ballin quer ampliar e melhorar habitações

Postada 14/10/2020



M  ais um bloco, desta vez sobre a temática Habitação e Desenvolvimento Social, foi aberto ontem, no Palanque JM. E o primeiro candidato a falar foi Fioravante Ballin, da coligação Juntos para Cuidar da Nossa Gente (PDT, PSB, PTB, PSDB, PSD, Cidadania, PT e PCdoB). 
Dentro dos 15 minutos disponibilizados, o candidato aproveitou para afirmar que, de 2008 a 2016, durante o seu governo, Ijuí registrou um crescimento na área habitacional. Segundo ele, 1.272 casas e apartamentos foram construídos ou reformados, "garantindo que as famílias pudessem morar dignamente".
"Nossa expectativa é, no próximo governo, construir e melhorar mais 1,2 mil casas ou apartamentos. Mas, para isso, precisamos unir os partidos que integram a coligação e demais lideranças, em prol de um governo para todos. Para que essa ação seja realizada, podemos, inclusive, firmar convênios com os governos estadual e federal", destacou Ballin, lembrando que, no passado, as habitações foram construídas por meio do programa Minha Casa, Minha Vida. "Também está entre as nossas propostas agilizar a regularização de áreas. Lá no final de 2016, deixamos esse trabalho encaminhado, mas, infelizmente, até agora, não tivemos muitos avanços."
Outro ponto defendido por Ballin é a adoção de um programa de acompanhamento permanente junto aos moradores de conjuntos habitacionais populares, a fim de estabelecer a cultura do cuidado com o seu espaço e com o espaço compartilhado com os demais. "Nas situações emergenciais, queremos trabalhar o aluguel social temporário. Seguiremos com um olhar especial para a habitação, buscando propiciar que as pessoas tenham um teto para morar."
Na área de Desenvolvimento Social, Ballin destacou a atuação de voluntários e a necessidade de se reorganizar essa área. "Precisamos nos reorganizar para fortalecer a gestão do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e nós pretendemos, por meio desta política pública, ampliar os serviços e valorizar os trabalhadores. Nos Centros de Atendimento, a exemplo do Cras e do Creas, queremos otimizar os atendimentos, a gestão dos espaços, para oferecer o melhor serviço à população. Também iremos manter e ampliar o serviço da Cozinha Comunitária em Ijuí, fortalecer e democratizar o trabalho dos conselhos municipais e iremos, especialmente neste ponto, realizar um trabalho integrado com a Comissão Municipal das Igrejas Cristãs. Entendo que precisamos também ter esse olhar integrado com as  igrejas, que realizam importante trabalho social no município."
Entre as propostas, estão, também, a criação de um programa de hortas comunitárias como forma de aproveitar, de forma sustentável, propriedades urbanas ociosas; manter e ampliar o programa de formação dos profissionais da rede de Assistência Social; e avançar em projetos para três públicos. Às mulheres, a ideia é fortalecer a Coordenadoria Municipal da Mulher, qualificar ações de enfrentamento à violência, criar um Centro de Referência e uma Casa de Abrigo. Aos jovens, implementar políticas, dando ênfase à Coordenadoria da Juventude; e aos idosos, ampliar, por exemplo, as academias ao ar livre, garantindo nestes espaços o acompanhamento de profissionais para a prática das atividades.


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por