Notícia

Educação

Unijuí anuncia mudanças na graduação

Postada 08/10/2020



A Unijuí projeta mudanças a partir de 2021. A proposta de Reinvenção tem como objetivo trazer mais flexibilidade para a Instituição, além de proporcionar uma nova trajetória acadêmica. Ela envolve a estruturação física, estrutura curricular dos cursos, evolução nos conteúdos e nas metodologias. As mudanças foram aprovadas pelo Conselho Universitário no início deste segundo semestre e estão sendo implementadas.
Segundo a reitora da Unijuí, professora Cátia Nehring, "a formação acadêmica profissional também será construída com projetos pedagógicos voltados ao fortalecimento  da relação com a comunidade. Os estudantes passarão a ocupar um papel ainda maior de protagonismo no processo de aprendizagem, qualificando sua formação profissional", explica.
De acordo com ela, as propostas apresentadas e que estão em processo de implementação a partir de agora dizem respeito a um novo modelo de cursos de graduação. "Estão sendo propostas inovações que estão se consolidando no cenário da Educação Superior brasileira e internacional, como os currículos por competência, modulares, projetos integrados e formação pessoal e profissional."
Os currículos da graduação estão sendo estruturados para o desenvolvimento de competências. 
A reitora explica que no modelo por competências, os estudantes passam a ter aulas em módulos integrados, os quais permitem que o conhecimento seja construído em interação com os desafios próprios do campo profissional. "Nessa perspectiva, os módulos integrados envolvem um conjunto de componentes curriculares fortemente relacionados e articulados, perpassados pela necessidade de enfrentar desafios inerentes à profissão."
No próximo dia 21, a Universidade abre o período de inscrições para o Vestibular, quando serão ofertados os cursos com a nova proposição. Para os cursos presenciais, a prova está prevista para ocorrer no dia 6 de dezembro, em razão  do cenário provocado pela pandemia da covid-19. A Universidade está preparada para realizar o processo de forma presencial ou totalmente on-line. 
O processo da nova graduação está sendo efetivado para os cursos da modalidade presencial, exceto para o curso de Medicina e os tecnólogos de Gastronomia e Estética e Cosmética da Universidade, que seguem na lógica em que já estão.
Além dessas mudanças, na estrutura organizacional não haverá mais departamentos. Com a reestruturação proposta, a gestão das pessoas passará a ser feita pela atuação conjunta, assessorada por comitês específicos, juntamente com o Comitê de Graduação e Comitê de Pesquisa e Extensão. Já a composição do Conselho Universitário (Consu), instância máxima da Unijuí, em substituição aos seis chefes de departamentos, ganha nove outros membros, representantes dos coordenadores de Curso de Graduação, um coordenador do Programa Stricto Sensu e um coordenador de Extensão, todos na condição de representantes das atividades fim, intrínsecas ao fazer da Universidade. A representação estudantil passa a ter cinco suplentes. 
Os coordenadores continuam sendo a principal referência para todas as demandas dos estudantes. Também está prevista a informatização e a agilização de processos que envolvem demandas dos estudantes.


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por