Notícia

Política

Ballin quer retomar Fundo de Apoio em Ijuí

Postada 08/10/2020



O candidato Fioravante Ballin, da coligação Juntos para Cuidar da Nossa Gente (PDT, PSB, PTB, PSDB, PSD, Cidadania, PT e PCdoB), foi o último a tratar do tema Agricultura e Infraestrutura Rural no Palanque JM, ontem.
Assim como os demais candidatos, Ballin teve 15 minutos corridos, sem interrupções, para discorrer sobre o assunto - que será tratado de forma especial, caso seja eleito. "Primeiro, é importante destacar a realidade que temos no interior: cerca de 2 mil km de estradas; economia diversificada, com mais de 100 produtores de mudas frutíferas e mais de 100 produtores de hortifrutigranjeiros; e 27 agroindústrias legalizadas. Precisamos profissionalizar o meio rural; melhorar e abrir estradas, para a passagem de máquinas agrícolas; começando por mudanças na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural", destacou o candidato, lembrando que pessoas precisam ser agregadas à pasta e capacitadas.
O objetivo, segundo o candidato, é implementar uma gestão democrática, moderna, inovadora e eficiente no poder Executivo, que  atenda à população do interior. "Quando falamos em produção agrícola, em agroindústrias familiares, entendemos a necessidade de incentivo, para que os produtores possam gerar emprego e renda em sua propriedade, transformando os produtos para que possam industrializá-los." A ideia, como lembra Ballin, é restituir o Fundo Municipal de Apoio à Pequena Propriedade Rural, a partir de uma lei, já existente, que precisa apenas ser reformulada.
"Está entre os nosso projetos, também, buscar a instalação de um frigorífico de aves e suínos. Continuar a pavimentação dos acessos distritais, melhorar o acesso das estradas vicinais e de interligação das propriedades. Temos a proposta de implantar e fortalecer a gestão do meio rural, justamente na implantação da política de gerenciamento de infraestrutura e, ainda, ter um plano estratégico de manutenção das estradas e a substituição gradativa de pontes", ressaltou.
O desejo de Ballin é fortalecer programas na área social, a exemplo do Vida Rural e Conviver, em parceria com a Emater, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Secretarias da Saúde e Desenvolvimento Social. Ainda, implantar cursos profissionalizantes à população do interior, incentivando o jovem a permanecer no campo. "Queremos apoiar a Casa Familiar Rural, hoje situada em Catuípe; e ampliar os serviços de transporte escolar. Queremos, também, manter e fortalecer os campeonatos distritais", disse.
Ballin defende a construção e reforma de unidades habitacionais no meio rural e a adoção de um plano de segurança; bem como o fortalecimento de ações em saúde. "Queremos fortalecer o projeto de prevenção à saúde, trabalhando de forma integrada a outras secretarias."
A ideia, segundo o candidato, é, a partir de janeiro de 2021, abrir as portas da prefeitura, como em gestões passadas, para que a população possa, semanalmente, ser recebida no gabinete. "Também queremos descentralizar a administração. Uma vez por mês, nossa equipe estará num bairro ou distrito do interior, realizando o planejamento de ações", afirmou. Ele completa destacando que está entre os projetos a implantação, novamente, da Central de Projetos no Executivo. 


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por