Notícia

Saúde

Começa vacinação contra a poliomielite

Postada 08/10/2020



A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação começou ontem  e vai até 30 de outubro. O objetivo é atualizar a caderneta de crianças e adolescentes menores de 15 anos e imunizar crianças de 12 meses a menores de 5 anos com uma dose extra das gotinhas.
No dia 17 de outubro, um sábado, está previsto para ocorrer a mobilização nacional da campanha. Nessa data, os postos de saúde ficam abertos, o que facilita a atualização da caderneta das crianças e adolescentes por pais que não têm como comparecer durante a semana. 
Em relação à multivacinação, a estratégia é oferecer todas as vacinas à população-alvo. A ideia é garantir a proteção contra diversas doenças imunopreveníveis e melhorar as coberturas vacinais. A meta do Ministério da Saúde é atingir, pelo menos, 95% do público-alvo. 
Segundo o Ministério, cerca de 11 milhões de crianças de um ano a menores de cinco anos de idade devem ser vacinadas com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses da Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico. 
A campanha de multivacinação é para crianças e adolescentes menores de 15 anos que não foram imunizados ou que estejam com a caderneta incompleta de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação. A medida tenta melhorar as coberturas vacinais, que têm oscilado nos últimos anos. 
No total, serão oferecidas 14 tipos de vacinas que protegem contra cerca de 20 doenças: BCG (tuberculose); rotavírus (diarreia); poliomelite oral e intramuscular (paralisia infantil); pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, Haemophilus influenza tipo b – Hib); pneumocócica; meningocócica; DTP; tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola); HPV (previne o câncer de colo de útero e verrugas genitais); além das vacinas contra febre amarela, varicela e hepatite A.
Neste ano, também passou a integrar o SUS uma nova vacina, já inserida na campanha: Meningo ACWY, que protege contra meningite e infecções generalizadas, causadas pela bactéria meningococo dos tipos A, C, W e Y. 


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por