A Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) atua há 15 anos em 14 unidades espalhadas pelo Estado. A entidade oferece serviços de atendimento social, suplementações prescritas por nutricionistas, acolhimento psicológico, para quem faz o tratamento e ao familiar ou cuidador, casa de apoio para pessoas de outros municípios, e refeições, tudo de maneira gratuita, mediante cadastro.
Segundo a psicóloga, Tainara Mello, a Aapecan de Ijuí recebe cerca de 50 cadastros novos por mês e atualmente possui aproximadamente 2,7 mil, realizados desde o início da atuação da entidade no município. “A Aapecan é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) que se mantém através do apoio da sociedade. Temos uma central de arrecadação na cidade de Santa Maria, que é um setor de telemarketing, onde os operadores entram em contato com as pessoas, explicando o objetivo do serviço e a necessidade da contribuição, e, a partir disso, se a pessoa quiser doar algum valor, o mensageiro busca na sua residência. Também, o brechó solidário, venda de camisetas da instituição, artesanatos, entre outras formas de arrecadar recursos”, explicou.
Além desse trabalho, profissionais que atuam na entidade realizam rodas informativas com o objetivo de propor reflexões sobre a saúde. “Em outubro, teremos palestras, que poderão ocorrer tanto presencialmente quanto on-line, sobre a saúde integral da mulher e a prevenção ao câncer de mama, e, em novembro, sobre a saúde integral do homem e prevenção ao câncer de próstata e de outros cânceres urológicos.”
Quem precisar de apoio da instituição ou deseja ser um doador, pode entrar em contato pelo telefone 3333 0289.