Notícia

Geral

CRE prepara escolas para retorno no dia 13

Postada 08/10/2020



As aulas na rede estadual devem ser retomadas em 13 de outubro, segundo previsão do governo estadual, porém a volta às salas de aula está condicionada a fatores como a cor da bandeira nas regiões do Rio Grande do Sul. O coordenador da 36ª Coordenadoria Regional de Educação, Claudio de Souza, esclarece que a data de 13 de outubro, por enquanto, é apenas uma probabilidade. “Não há nenhuma certeza. Estamos trabalhando com a possibilidade de talvez retornar nesta data com o Ensino Médio, mas ainda não temos certeza de como isso será e nem de que vai acontecer”, reforça Souza, frisando que as escolas estão preparadas para o retorno presencial.
Segundo Souza, na última semana foi encaminhada à comunidade escolar uma pesquisa desenvolvida pela Secretaria de Educação do Estado (Seduc), para saber qual a opinião dos pais sobre o retorno das aulas presenciais. 
“A pesquisa está sendo feita para saber se num eventual retorno, os pais trariam seus filhos ou não. Os resultados variam todos os dias, de acordo com o número de responsáveis que estão respondendo, mas já chegamos a 38% o índice de alunos que retornariam.” 
O coordenador frisa que a Secretaria Estadual de Educação já se prepara há meses para a retomada do ano letivo. “As 60 escolas da área de abrangência da 36ª CRE apresentaram os protocolos de contingência que estão sendo avaliados pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde para a Educação (Coe-e). “Estamos nos preparando há meses para que esse possível retorno seja realizado com responsabilidade e segurança. Com a capacitação dos profissionais, aquisição de EPIs, e todos os protocolos foram apresentados pelas escolas. Deixando bem claro, que neste período, os pais poderão decidir se irão permitir que os filhos compareçam às aulas ou se continuarão estudando apenas por atividades remotas”, destaca. 
Os regramentos observam o refeitórios e salas de aula, com distanciamento mínimo entre os alunos e o uso de máscara. “Será realizada higienização adequada dos espaços e todos os alunos terão a temperatura aferida antes de ingressar na instituição e também terá tapetes sanitários para higienização dos calçados e as aulas, por exemplo, serão com revezamento entre aulas presenciais e a distância no retorno das atividades. Em uma semana, uma turma comparecerá na escola e a outra terá aula a distância. Na semana seguinte, os grupos se invertem”, explica Souza. 
De acordo com ele, o segundo semestre será encerrado no dia 16 de dezembro totalizando os 200 dias letivos previstos. 


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por