Notícia

Saúde

Westphalen alerta para baixo índice vacinal

Postada 08/10/2020



A pandemia escancarou diversas fragilidades na área da saúde, e o sistema precisou se reorganizar rapidamente. Muitos avanços ocorreram nos últimos meses, mas também há efeitos colaterais — como a redução drástica dos índices de cobertura vacinal no País. Pela primeira vez no século, o Brasil não atingiu a meta em nenhuma das principais vacinas infantis. 
O deputado federal Pedro Westphalen (Progressistas), acompanha o desenvolvimento das vacinas contra a covid — que estão em estágio avançado e serão decisivas para conter a pandemia. "Ela tem sido enfrentada com seriedade, tem 98% de cura, mas uma grande propagação. Os governos estão investindo bilhões para que tenhamos as vacinas", defende.
Um dos projetos do deputado permite aos hospitais prestadores de serviço ao SUS receberem o teto do cumprimento das metas até o final de setembro. Com isso, as casas hospitalares ficaram isentas de cumprir as metas e têm recursos para utilizar no atendimento da pandemia. "O hospital tem despesas fixas, mas o movimento caiu. A medida salvou não só hospitais, mas clínicas, laboratórios e Apaes", disse.
Outra pauta priorizada pelo deputado são os baixos índices de imunização no País. Para tratar do assunto e articular medidas para reverter esse quadro foi criada a Frente Nacional de Imunização, que ele preside. Entre os fatores citados para essa mudança estão desinformação, grupos anti-vacinas, propagação de notícias falsas sobre o assunto e também o fato de muitos pais passarem a não se preocupar com a imunização por conta da excelência atingida nos programas do setor ao longo dos anos.  "E hoje os índices caíram ainda mais com o medo das pessoas de irem aos postos", completou. Segundo ele, é preciso união para mudar esse quadro em ações que congreguem Poder Público, parlamentares, setor da saúde e sociedade civil. "Cuidar da saúde de todos é essencial", disse.


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por