Notícia

Polícia

Fuga de animal no CCZ é questionada

Postada 01/10/2020



Com o objetivo de frear os maus-tratos contra animais, o presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei que aumenta a punição para quem praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais. A legislação abrange animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos, incluindo cães e gatos.
Agora, como define o texto, a prática de abuso e maus tratos a animais será punida com pena de reclusão de dois a cinco anos, além de multa e a proibição de guarda. A lei também prevê punição a estabelecimentos comerciais e rurais que facilitarem o crime contra animais.
No município, o cuidado com os animais não é novo, exemplo disso, é a lei municipal que disciplina a posse responsável de animais, e que, entre outras normas, prevê a criação de um  Centro de Controle de Zoonoses.
Ontem, a reportagem do Grupo JM, acompanhada da delegada aposentada, Jocelaine de Aguiar, esteve no local, que tem sido motivo de debate entre protetores da causa animal, que afirmam que falta estrutura física, profissionais e, além disso, animais estão fugindo do local.
Segundo Jocelaine, um filhote de cachorro que havia sido resgatado e levado ao local por portar sarna sarcófica acabou sumindo. “Segundo informações, até sexta-feira o cachorro estava no local, mas fugiu, e por incrível que pareça, as câmeras de monitoramento não possuem o registro da fuga. É interessante constar que este era o único animal sob a responsabilidade do Município.”
Segundo ela, no sábado, o cachorro foi encontrado nas proximidades do Parque de Exposições, e foi acolhido por moradores. “Informei o órgão responsável, e ele foi resgatado, na segunda-feira. Convidei a Liége Sanmartin para verificarmos a situação e pedir acesso ao animal para sabermos em que condições se encontrava, o que foi negado por questões sanitárias, mas enquanto cidadã, exijo total apuração dos fatos e responsabilização de quem tem o dever de cuidado e não agiu.”


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por