Notícia

Geral

Unijuí promove Dia de Campo com estudantes

Postada 28/09/2020



O Programa de Melhoramento Genético de Plantas, Grãos, Forrageiras e Cobertura de Solo, ligado ao Departamento de Estudos Agrários da Unijuí, realizou Dia de Campo no Irder, a Escola Fazenda da Universidade, ontem.
Na programação, as empresas parceiras conferiram o andamento das atividades do programa com foco em Forrageiras e Cobertura do Solo e puderam conhecer a estrutura da Universidade e conversar com os pesquisadores sobre os trabalhos.
O Dia de Campo foi uma promoção do Departamento de Estudos Agrários da Unijuí, com seus cursos de Agronomia, Medicina Veterinária e também o Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade, a partir de diversas parcerias.
Nesta primeira ocasião, foi exclusivo às empresas parceiras, sendo elas: Agrosul Sementes, Itaipu Sementes Mil Pasto, Copagril, Relva Comércio e Representações Agrícolas, Sementes Nativa, Sementes Kernel, Lopes Sementes, Krat Sementes da Terra, Agropohl Agronegócios, Chiapeta Sementes e Cometa Sementes Kudiess.
No dia 2 de outubro, ocorre  o Dia de Campo com foco no melhoramento de grãos, em parceria com a empresa Cisbra, sobre a cultura da linhaça.
O programa propõe a empresas de sementes, indústrias de leite e carne, além de cooperativas do agronegócio, um acordo de Cooperação Técnica-Científica que tem por objetivo a obtenção de novas cultivares para o melhoramento genético de forrageiras e cobertura de solo. É coordenado pelo professor doutor Emerson André Pereira, com a colaboração de um grupo de professores pesquisadores, Ivan Ricardo Carvalho, José Antonio Gonzales e Osorio Lucchese, além de outros professores de diferentes áreas, também com a contratação de estudantes bolsistas vinculados aos Deag.
No segundo ano de atividades, os pesquisadores do Departamento já realizaram cerca de 2 mil cruzamentos de espécies de Aveia Forrageiras até aqui, com muito sucesso. ão utilizadas três estratégias de melhoramento: hibridações, indução de mutações e seleção direta.
O melhoramento de plantas é um processo que se desenvolve a longo prazo.


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por