Notícia

Saúde

Máscara alivia quadros alérgicos, diz médico

Postada 28/09/2020



A chegada da primavera nem sempre é bem vista pela comunidade. Isso porque muitos sofrem com o agravamento do quadro alérgico, proporcionado, como lembra o médico cirurgião geral Celso da Silva Mello, pelo pólen. “Nesse período ocorre a floração. As plantas contaminam o ar, o ambiente, com um produto extremamente alérgeno, que provoca alergia em pessoas pré-dispostas. Isso é ainda mais evidente em cidades arborizadas, como Ijuí”, explicou o profissional, lembrando que o problema mais comum é a rinite alérgica, que provoca a obstrução nasal, coriza, crise de espirros e dificuldade respiratória, associada à conjuntivite alérgica. Atrás da rinite alérgica, está outro problema comum e mais grave na população, que é a asma brônquica. 
“Infelizmente, esse quadro de alergia é uma resposta exagerada do sistema imunológico de cada indivíduo e não tem cura, mas tem controle, com medicamentos eficientes. O sujeito precisa consultar um médico para receber as orientações, os medicamentos adequados que vão neutralizar a sintomatologia desencadeada pelos alérgenos."
O médico indica a higiene nasal, várias vezes ao dia, para melhora da sintomatologia. Neste momento, de pandemia, a máscara tem se mostrado uma aliada, já que alivia os quadros alérgicos. “O uso da máscara também contribuiu para a diminuição significativa dos quadros gripais, para a redução da transmissão do vírus, especialmente em ambientes fechados”, comentou Celso.
O médico ainda destacou que o ar-condicionado é um inimigo às pessoas que sofrem com alergia. O aparelho substitui o ar do ambiente  por um ar modificado e retira a umidade. “O ar tem que estar úmido. Precisa  ter um componente de umidade”, reforça.


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por