Notícia

Geral

Fenadi Virtual destacará o trabalho das etnias

Postada 24/09/2020



Em 2020, o evento que celebra a cultura, a diversidade e a vida será realizado de forma diferente, mas com o mesmo espírito, que sempre marcou a Festa Nacional das Etnias (Fenadi), que é uma realização da União das Etnias de Ijuí (Ueti) com apoio da Unijuí e prefeitura.
"Devido à pandemia, a dificuldade de realizar eventos ficou clara, e para que não tornássemos esse, que é o maior evento multiétnico do País, apenas um sonho em 2020, o recriamos em uma forma virtual, valorizando todo o seu legado de 33 anos, trazendo artistas, uma programação variedade e, principalmente, valorizando o trabalho das etnias, que é o mais importante, e é por isso que o evento vive e existe”, pontua o produtor cultural da Ueti, Francisco Roloff.
A Fenadi Virtual acontece de 12 a 19 de outubro, com transmissão ao vivo pelo YouTube, e, nesse ano, tem sua campanha baseada no lema Somos todos, somos um, criada pelos estudantes de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda da Unijuí. 
"A programação ocorrerá todas as noites, das 19h às 21h, horário do talk show, com convidados de todo o Brasil e do mundo, e das 21 às 22h, uma atração ou um filme de Ijuí, e cinco shows, dentre eles, Guri de Uruguaiana, Borghetinho e Luís Carlos Borges", enumera Roloff.
O evento em formato virtual vem para se somar à história da Fenadi, que chega a sua 34ª edição. "Vai alargar as fronteiras, antes o que era presencial e restrito a toda uma região, hoje vai para o mundo todo em um clique, a começar por esse momento do lançamento, em que temos embaixadas, consulados e folcloristas de várias partes do mundo assistindo. É um rumo novo de maior visibilidade para a Fenadi."
O produtor cultural salienta que a expectativa é de que esse novo formato tenha continuidade, no pós-pandemia. "Pode vir a ter o virtual e presencial, ou ambos, para isso, será feita uma avaliação pela presidência da Ueti e responsáveis da prefeitura e da Universidade, e, a partir daí, seguramente, terá duas caras, que é a virtualidade e a presencial."


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por