Notícia

Geral

Período amplia demandas e exige renovação de equipe

Postada 21/09/2020



A pandemia de covid-19 não só refletiu problemas que vinham acontecendo anteriormente, nas relações de consumo, como também trouxe novas demandas às equipes que trabalham na resolução de conflitos. Segundo o coordenador do Balcão do Consumidor e professor do curso de Direito da Unijuí, Joaquim Gato, há reclamações que acabam sempre surgindo, como questões financeiras ligadas a empresas de telefonia e bancos. Mas a pandemia fez surgir problemáticas novas, como o abuso do poder econômico e a cobrança exagerada de preços aos consumidores. 
“A pandemia exigiu uma renovação de conhecimento em outras matérias, para que pudéssemos auxiliar os consumidores que nos procuram. Durante a pandemia seguimos com a mesma média de atendimentos: foram cerca de mil no último trimestre. O que mudou, e também exigiu mudanças da equipe, foi a forma de acolher o público. Preferencialmente, atendemos via e-mail, telefone ou Whatsapp. Há agendamento presencial, mas somente quando necessário”, destacou o coordenador, lembrando que, como não há requisito de renda, qualquer pessoa pode procurar os serviços do setor.
“O número de atendimentos mostra que o Balcão do Consumidor é muito procurado. No entanto, também confirma que ainda precisamos evoluir muito no campo do Direito do Consumidor. Há muito desrespeito com relação à prestação de serviços, com relação à entrega de produtos que respeitem a qualidade esperada”, reforça Gato, lembrando que o percentual de resolução é superior a 50% na unidade. “Mais um ponto que reforça que essa parceria entre Unijuí, Município e Ministério Público é fundamental para a comunidade”, completa.
Na sua avaliação, um dos principais desafios do Código de Defesa do Consumidor (CDC), que completou 30 anos neste mês, será reformular a legislação para as novas e modernas relações de consumo, realizadas pela internet. “Nós praticamente eliminamos as barreiras físicas. E neste sentido, seria importante termos uma melhoria na legislação para que o consumidor não fique desassistido”, reforçou, lembrando que a Unijuí prepara um debate virtual, sobre o CDC, para o dia 7 de outubro.
É possível entrar em contato com o Balcão do Consumidor por meio do e-mail [email protected] ou pelo Whatsapp 9 9257 2102. O atendimento ocorre das 12h às 18h, no entanto, de forma interna das 17h às 18h.


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por