Notícia

Geral

Pontos de coleta auxiliam na preservação ambiental

Postada 15/09/2020



O projeto de extensão Energia Amiga tem como tema básico a energia elétrica, e dentro deste contexto é trabalhada a eficiência energética, a segurança em eletricidade e a logística reversa de resíduos tecnológicos, que são lâmpadas e equipamentos eletrônicos.
Segundo a professora da Unijuí e coordenadora do projeto, Caroline Raduns, em 2019, teve início uma série de ações com instituições do município para debater mais sobre esse tema. “Nos reunimos com estabelecimentos comerciais, com a Promotoria, e a prefeitura, para implantarmos um ponto de coleta de lâmpadas, para serem encaminhadas à destinação correta”, explicou.
Entretanto, falta ainda solucionar a questão da destinação das pilhas, já que os equipamentos eletrônicos estão sendo destinados junto ao Instituto Reversa. “Temos um caminho a percorrer, e lutamos bastante para ter um ponto de coleta de lâmpadas em Ijuí, localizado na Cotripal. Em breve, mais dois pontos estarão sendo liberados para serem instalados em pontos comerciais”, relatou.
A coordenadora salientou que colocar à disposição da comunidade um ponto de coleta de lâmpadas foi um desafio, mas que o desafio maior é fazer a comunidade entender a importância de levar esses resíduos até o local correto. “Por isso, o projeto de extensão tem uma série de intervenções em escolas e para a população em geral, para conscientizar a importância. Com isso, as pessoas estão cada vez mais nos procurando, solicitando onde e como descartar os materiais. Então, essa conscientização está aumentando.”
Para obter informações sobre o projeto e o descarte correto de resíduos, basta entrar em contato por meio das redes sociais Energia Amiga ou pelo e-mail [email protected]


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por