Notícia

Saúde

Curso foca na prática para reforçar aprendizado

Postada 15/09/2020



Mesmo com aulas on-line, a Farmácia Escola da Unijuí não interrompeu as suas atividades durante a pandemia. Conforme explica a coordenadora do curso de Farmácia, Christiane Colet, nos últimos meses a equipe focou na produção de álcool em gel e demais produtos utilizados durante este período.
“Os alunos passam dois semestres dentro da Farmácia Escola para aprender toda a parte de manipulação de medicamentos, cosméticos e fitoterápicos. Ou seja, produtos voltados à área da saúde. Os acadêmicos realizam essa produção sob supervisão de professores e da responsável técnica, que é farmacêutica. Tanto o público interno, como funcionários e alunos da Universidade, quanto pessoas de fora podem ir até a Farmácia, ou ligar, e fazer a solicitação de produtos”, destacou a coordenadora.
A Farmácia Escola teve um papel essencial no início da pandemia, quando focou na produção de álcool em gel. Isso porque houve um desabastecimento do produto no mercado e nem nas farmácias comerciais era possível compra-lo, seja na versão líquida ou em gel. “Conseguimos manter um estoque de matéria-prima e, por um tempo, abastecer o mercado, atendendo as comunidades interna e externa. Hoje nós seguimos produzindo álcool em gel, mas, como todas as farmácias foram reabastecidas e ocorreu o retorno da matéria-prima, a nossa produção tem sido menor”, destacou, lembrando que o setor chegou a fazer parcerias para produção de álcool em gel a preço de custo para algumas empresas sem fins lucrativos. “Ficamos à disposição de qualquer instituição ou entidade que quisesse nos levar a matéria-prima para produção, sem custos. Isso aacabou não acontecendo porque o mercado se reabasteceu.”
Ainda não, no entanto, uma limitação quanto à compra de matéria-prima, segundo a professora, principalmente de espessante utilizando para fazer o gel. “Seguimos com várias produções, para diferentes empresas. Mediante autorização, há um preço de custo.”
Segundo a coordenadora, desde o início da pandemia de covid-19, se discutiu muito o papel do estudante do curso de Farmácia no enfrentamento à doença, e especialmente dos estagiários que trabalham na Farmácia Escola. “É importante que eles se envolvam e que não retire os estudantes do campo de estágio durante a pandemia. Há riscos, como em qualquer outro espaço, mas os acadêmicos podem contribuir com o serviço e ainda adquirir um aprendizado junto com profissionais de saúde. Não podemos nos omitir da nossa responsabilidade nesse momento em que a sociedade necessidade de ajuda. Para eles, é importante pensar da função da Farmácia na retaguarda deste processo”, frisou a coordenadora.


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por