Notícia

Política

Bancadas afirmam que não irão votar reforma Tributária

Postada 14/09/2020



A Famurs realizou uma reunião com os líderes de bancadas na Assembleia Legislativa e com os presidentes das associações regionais, na manhã de ontem. O encontro teve como objetivo ouvir a opinião dos deputados sobre o projeto de reforma Tributária apresentado pelo governo do Estado e sobre as sugestões de mudanças apresentadas pela entidade.
Em suas manifestações, os deputados externaram suas opiniões e afirmaram que sem alterações na proposta do Executivo, dificilmente a reforma será aprovada. Algumas propostas da Famurs também foram bem aceitas, como a contrariedade ao aumento na tributação da cesta básica e de alimentos essenciais; manter três alíquotas ao invés de duas; contrariedade à redução da alíquota de refrigerantes; pela retirada da isenção do IPVA por idade; e pela manutenção, mas contrariedade ao aumento da tributação do diesel e do gás de cozinha.
O líder da maior bancada na Assembleia, deputado Vilmar Zanchin (MDB), afirmou que a bancada já conversou sobre o tema e irão votar contra, caso não haja alterações na matéria, pois o projeto aumenta o custo da produção e dos produtos. Ele também declarou que declarou que o projeto é complexo e que acredita que o Estado não irá retirar o regime de urgência, devido a noventena. 
O deputado Fábio Ostermann (Novo) alertou que não se pode ignorar a maior crise do Estado e do País, em consequência da pandemia, em que especialmente a iniciativa privada foi duramente afetada e prejudicada. Ele afirmou que, por conta da gravidade da crise, o partido tem a convicção de que este não é momento de aumentar impostos.
Também presente na reunião, o deputado Zé Nunes, líder da bancada do PT, afirmou que é praticamente impossível fazer emendas no projeto apresentado e questionou que o Estado teve dois anos para apresentar uma proposta justa de reforma tributária, no entanto 90% do projeto aumenta a carga tributária de alimentos. 


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por