Notícia

Política

PP oficializa Andrei Cossetin na disputa à prefeitura de Ijuí

Postada 14/09/2020



O cenário político se desenha a cada dia mais, com a proximidade das eleições municipais, em Ijuí. Em convenção realizada nesta quinta-feira, o Progressistas oficializou o nome do vereador Andrei Cossetin como candidato a prefeito de Ijuí. Ele é o presidente da sigla e irá liderar a chapa que tem como candidato a vice, o vereador Marcos Barriquello, do Partido Liberal (PL). 
Durante o encontro, foi oficializada a coligação que terá também a participação do Republicanos, PRTB e PSL.  A Coligação tem como como slogan Acredite, Ijuí pode mais!. O PP definiu 23 nomes que irão concorrer a vereador. 
Em entrevista ao Grupo JM, Andrei Cossetin manteve seu discurso pautado de que o PP não oferece cargos em troca de apoio, e que é a verdadeira opção para uma mudança considerada, segundo ele, extremamente necessária para o município. Ele defende que trará uma administração totalmente nova em ideias, planos, gestão e em pessoas.
Andrei, que está no segundo mandato como vereador de Ijuí e teve uma votação expressiva como candidato a deputado estadual, em 2018, deixou claro que sua equipe será formada por técnicos e não aceitará pressões por cargos, frisando que o secretariado vai ter currículo, não partido. "Estamos dialogando com partidos que se mostraram abertos à discussão de um projeto inovador para Ijuí, baseado em propostas e ideias, com base de um Plano de Governo, o qual se não formos eleitos, ficará à disposição do partido que for governar Ijuí", disse. "Nós já estamos fazendo algo diferente pelo município de Ijuí, começando pelo processo eleitoral. Na eleição de 2016, quando o  Progressistas assumiu o mandato junto com o partido do continuísmo, eu fui contra a coligação, mas fui voto vencido na convenção. Na época, fui contrário justamente pela forma como foi construída a coligação. Eu era presidente do partido e recebi uma carta do PDT oferecendo cargo, e, em nenhum momento nos procurou para discutir  um plano de desenvolvimento e inovação para cidade. Neste processo de 2020, que para mim começou já em 2017, prometi que não teria essas negociatas por cargos, esse troca-troca,  pensando somente nos partido políticos, e conseguimos através deste grupo, trazer partidos sem a promessa de cargos."
 Questionado sobre seu Plano de Governo, Andrei informou que está sendo feito por mãos de especialistas e em conjunto com lideranças comunitárias e empresariais. "Vamos trabalhar com o simples, assim como fiz nestes quase oito anos de vereador, um exemplo é um projeto que encaminhei, há cerca de 90 dias, que não foi aprovado, proibindo a prefeitura de fazer novos asfaltos sem ter a rede de água de esgoto nova. Uma determinação tão simples que nem deveria ser projeto, deveria ser um cuidado de todo o gestor público com o patrimônio público, pois infelizmente em Ijuí é feito primeiro o asfalto e depois o mesmo é recortado para trocar encanamento.”
Andrei defende uma redução drástica no número de Cargos de Confiança (CCS) da prefeitura. “Nos cargos de confiança teremos pessoas qualificadas, com vivências nas suas gestões para evitar o desperdício financeiro e conseguir, com os poucos recursos, fazer uma gestão transparente.”
A sigla tem mantido conversas, conforme Andrei, com o MDB, sobre um possível apoio. “Estivemos reunido com o MDB na última semana, depois da lavação de roupas sujas entre o partido que está no governo há mais de 30 anos e o MDB, falando justamente o que a comunidade não aguenta mais falar, que é a questão de cargos. O MDB disse que não vai estar com o PDT, porque eles ofereceram cargos, e nós não oferecemos nada, mostramos o nosso plano, que coincidiu com ideias deles, no entanto, eles irão definir o lado que vão estar no dia 15, quando ocorre a convenção do partido."
Por enquanto, segundo Andrei, somente um nome já está confirmado, que é do empresário Luiz Schirmann Filho. "O Schirmann foi convidado pelo nosso grupo para fazer parte, sendo um super secretário, que vai coordenar toda a questão de desenvolvimento e atração de investimentos em Ijuí. Ainda não definimos, qual secretária ele irá ocupar ou se ele será um embaixador de investimentos na nossa cidade, mas ele é o único que nos comprometemos, os outros, independentemente do partido, ninguém tem cadeira cativa", reforçou.


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por