Notícia

Saúde

Atenção à saúde mental é reforçada em ação

Postada 14/09/2020



Alinhada à campanha Setembro Amarelo, que propõe uma reflexão acerca da valorização da vida e da prevenção ao suicídio, o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) lançou a iniciativa Encha sua vida de alegria.
Ao Grupo JM, o psiquiatra e coordenador do Núcleo de Psiquiatria da entidade, Fernando Uberti Machado, explicou que a ação tem o intuito de reforçar o debate sobre o tema, especialmente neste período de pandemia, em que há um agravamento da situação psíquica entre a população.
"Temos percebido que muitas pessoas estão, pela primeira vez, procurando assistência psiquiátrica. E, muitos pacientes, que estavam estáveis, voltaram aos consultórios. É algo grave que está acontecendo. Para se ter uma ideia, temos 12 mil pessoas que perdem a vida, todos os anos, em razão do suicídio no Brasil. Em todo o mundo, temos um milhão de pessoas. E mais de 90% das pessoas que cometem suicídio têm doença psiquiátrica, como depressão, transtorno bipolar ou transtorno por uso de substância", destacou o especialista, lembrando que durante este período, estão sendo diretamente afetados os profissionais da área da saúde, que estão na linha de frente no combate à covid-19. 
"O Simers está firmando parceria, com uma entidade, para poder prestar suporte aos médicos que estão se sentindo mais fragilizados. A entidade também trabalha para garantir que estes profissionais tenham condições adequadas e seguras de trabalho, o que acaba por reduzir o estresse vivido", comentou Uberti.
Na avaliação do psiquiatra, à medida que se tem uma maior assistência psiquiátrica, principalmente no setor público, onde há uma grande carência, há um trabalho mais forte de prevenção ao suicídio.
"Estamos atentos a esta situação, desenvolvendo esta iniciativa e uma série de publicações a fim de conscientizar a população e exigir do poder público, das entidades, a organização de redes de suporte à saúde mental", reforçou. 


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por