Notícia

Política

Para Barriquello, Ijuí vive o assistencialismo político

Postada 10/09/2020



O Partido Liberal (PL) oficializou a candidatura do vereador Marcos Barriquello como vice-prefeito na chapa do Progressistas, que tem como pré-candidato a prefeito Andrei Cossetin, na convenção presencial do partido realizada em 3 de setembro. Em entrevista ao Grupo JM, o presidente do PL, Élio Del Frari, informou que a coligação também inclui os partidos Republicanos e PRTB. Na ocasião, o PL lançou 13 candidatos a vereador. 
O PL é o segundo partido a confirmar apoio ao vereador Andrei Cossetin, que deve ser anunciado oficialmente como candidato à prefeitura pelo Progressistas, em convenção marcada para hoje. 
Já o candidato a vice, Marcos Barriquello, frisou que quer reposicionar a cidade e trazer novos investimentos para Ijuí.  Na entrevista, ele afirmou que o Município vive "um assistencialismo político" e criticou a falta de diálogo do atual governo Heck com o Parlamento.
Segundo Barriquello, Ijuí precisa abrir espaço para novos investimentos. "Neste processo, podemos citar a discussão do horário livre do comércio que, como muitos apontaram, não teve como objetivo prejudicar a classe dos empregados, muito pelo contrário. Ijuí precisa ter um salto de qualidade, e as mudanças devem ocorrer de forma diferenciada. Devemos promover uma gestão. Vamos começar por aí, como também abrir espaço para que o município possa buscar novos empreendimentos."
Questionado sobre a conhecida prática de angariar apoio político durante as eleições com promessa de cargos públicos, Barriquello foi enfático ao dizer que o PL não fala esse assunto antes do término das eleições. "A nossa posição sempre foi clara, desde o início, não negociamos cargos em troca de apoio. Vamos definir os cargos somente depois das eleições. Claro que teremos CCs, mas sem negociações antecipadas" afirmou, frisando que  "se alguém  busca a filiação ao PL com a intenção de um cargo político, não venha. Isso vale também para partidos, que caso receberam algum convite anterior, de outras siglas e foi oferecido alto, não vai encontrar este processo no PL."
Ijuí vivencia um assistencialismo político, conforme Barriquello. "Eu tenho amigos que, posso afirmar que são perpétuos nos cargos políticos, que estão lá por assistencialismo. Não vamos fazer isso. Teremos gestores, que além de políticos, terão que ser técnicos. Vamos ter a paridade neste processo, diferente do que se faz  há anos. A gestão será qualificada, vamos usar a técnica, a boa política será o nosso norte."
O candidato a vice-prefeito pelo PL defende gestão com diálogo. Barriquello pontua que um bom relacionamento com outros poderes, como o Legislativo e os Executivos estadual e federal, como um dos principais objetivos propostos pelo partido. 
"Infelizmente, a relação do Executivo com o Parlamento é muito ruim. E essa constatação foi levada várias vezes ao conhecimento do PDT. O Executivo é muito frio, não tem uma relação harmônica com os outros Poderes, não busca discussão sobre gestão. Mas não quero criticar, pois cada um trabalha como quer. Estou apenas dizendo que vamos ter uma gestão com diálogo com todos”, relata, citando como exemplo a renovação do contrato da Corsan, quando os vereadores foram incisivos em solicitar um dossiê de como foram  feitas as tratativas de negociação. "Mas não obtivemos respostas, até então. Esse tipo de relação queremos fazer, diferente, independentemente da sigla partidária."
A coligação, segundo Barriquello, tem uma equipe que está trabalhando na elaboração de um plano de governo. “A composição política vai buscar a tecnologia para gerar algumas ações dentro do Executivo. Hoje, para aprovarmos um projeto, é necessário um carimbo do Demei. Em tempos de tecnologia, a pessoa precisa ir lá no Demei. Tempo é dinheiro, é preciso utilizar o servidor público dentro da gestão."
De acordo com ele, muitas pessoas de outras siglas partidárias, acabam disseminando que ele é um viés do PDT. "O Barriquello não é um braço do PDT. O Barriquello é do PL, e vamos construir uma nova identidade dentro do município, ajudando, contribuindo com proposições, ideias e com a experiência política", finaliza. 


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por