Notícia

Saúde

Hospital Bom Pastor busca agilizar abertura de UTI

Postada 01/09/2020



O Hospital Bom Pastor está buscando agilizar a abertura de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para receber pacientes com covid-19. Conforme explicou o presidente da instituição, Martinho Kelm, este processo concentra três etapas, além do credenciamento por parte do governo do Estado. 
“A primeira etapa refere-se ao espaço físico, a salas adequadas. O que já temos concluído. A segunda, a aquisição de equipamentos. Nós já tínhamos equipamentos adquiridos e instalados, equivalentes a cinco leitos de UTI. A partir de uma parceria com a Câmara Municipal, com o poder público, recebemos R$ 400 mil e já encaminhamos a aquisição dos aparelhos para mais cinco leitos. Teremos, ao todo, 10 leitos na instituição”, destacou o presidente, lembrando que os equipamentos devem chegar nas próximas semanas.
A terceira etapa refere-se à contratação de enfermeiros, que já estão sendo selecionados, e de médicos. Segundo Kelm, há duas semanas, cerca de 20 profissionais já ingressaram no corpo clínico – muitos são intensivistas. “Ou seja, já estamos com tudo encaminhado. Já tínhamos feito uma solicitação prévia para que os leitos fossem cadastrados, mas o Estado nos retornou dizendo que só faria a avaliação quando todos os equipamentos estivessem instalados. Então, aguardaremos a chegada dos equipamentos para novamente solicitar o credenciamento”, destacou o presidente, que acredita que, até o fim de setembro, ocorra uma liberação por parte do governo.
Dos 116 leitos presentes no novo complexo, o Hospital Bom Pastor já havia destinado 40 para receber pacientes com covid-19.
Paralelo, a direção tem buscado, junto à 17ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), ampliar a contratualização junto ao Sistema Único de Saúde (SUS), a fim de ampliar os atendimentos.


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por