Notícia

Educação

Estágio leva acadêmicos da área da Saúde à prática na rede pública

Postada 31/08/2020



Acadêmicos do curso de Nutrição da Unijuí realizam, até o fim do mês de outubro, estágio curricular junto à Estratégia de Saúde da Família (ESF) do bairro Getúlio Vargas.
Conforme explicou ao Grupo JM, a professora Karina Rios, os estudantes atendem na unidade nas segundas e terças-feiras à tarde, e também na sexta-feira pela manhã.
“Atendemos tanto a demanda espontânea, ou seja, aqueles pacientes que por algum motivo escolhem ser atendidos pelo nutricionista; e também usuários que são agendados ou encaminhados por outros profissionais, como médicos, enfermeiros e agentes de saúde”, explicou a docente, lembrando que pessoas de todas as idades são atendidas pelo grupo.
“Neste momento, também estamos nos inserindo na força-tarefa que é levar orientação às pessoas, no combate ao coronavírus. Muitos chegam com dúvidas, apresentando sintomas de gripe e sem saber para onde se dirigir”, destacou.
Oito acadêmicos realizam o estágio na unidade, em diferentes setores, para evitar aglomeração. Os estudantes também realizam visitas domiciliares, com a devida proteção - tanto pessoal quanto para o paciente.
“Estamos atendendo uma demanda reprimida na unidade, porque, até certo tempo, não existia profissional de Nutrição na ESF. Ou seja, além de contribuir com a formação dos acadêmicos, também contribuímos com o trabalho dos colegas da Secretaria Municipal de Saúde", completou a professora. 
As atividades do curso seguem as determinações de decretos, como observa Karina. Tanto que, diante da bandeira vermelha, o estágio dos acadêmicos é suspenso.


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por