Notícia

Economia

Incertezas marcam os 150 dias de pandemia

Postada 20/08/2020



O primeiro caso de covid-19 foi confirmado em Ijuí no dia 16 de abril. Mas desde o dia 19 de março, o Município já vinha com medidas de enfrentamento efetivo à nova realidade. Ontem, os 150 dias completaram-se. A gravidade da situação foi percebida de fato quando o fechar das portas se iniciou, e das janelas de suas próprias casas, ijuienses viram ruas vazias, lojas fechadas e compartilharam o sentimento de preocupação. Foi nesse momento que a ficha caiu, uma ficha com peso de ouro para a economia.
Nesse período, muita coisa mudou. Mesmo com as medidas de restrições e isolamento, se antes a maioria concordava com elas, hoje praticamente tornaram-se tema de disputa política. O que permanece é a apreensão diante da incerteza se os 150 dias estão mais perto do início ou do fim da pandemia.
"Empresários reagiram bem no primeiro momento. Tiveram um pouco de resistência quando precisaram fechar, mas imediatamente percebemos a união em busca de soluções para que as atividades pudessem voltar", disse o presidente do Sindilojas, Bruno Hass, lembrando que, passados cincos meses, o empresariado já está cansado e  já não vê com bons olhos fechar. Ao mesmo tempo em que entende a necessidade, está numa encruzilhada, pois já se esgotaram os recursos que tinha. "Estamos vivendo os últimos meses com a expectativa de melhora,  administrando os problemas do dia a dia e esperando que as coisas melhorem. Olha nós, que nunca estivemos na bandeira vermelha, agora estamos. No começo, imaginávamos que quando estivéssevemos na bandeira vermelha estaríamos no pico do pandemia, mas agora que chegamos, ainda não temos ideia de quando irá acabar todo este processo."
Incerteza essa compartilhada também pelo presidente da Associação Comercial Industrial de Ijuí (ACI), Nilo Leal da Silva. Ele considera que, nos últimos meses,   algumas medidas foram adotadas pelos gestores públicos sem ter estudos, o que acabou prejudicando o setor econômico. "As medidas que os empresários estão tomando são baseadas em decretos feitos sem conhecimento e que impactaram a economia. Só que algumas medidas foram tomadas e depois voltaram atrás, pois nem a Medicina tem conhecimento em relação à pandemia."
Um dos setores mais impactados pelas medidas de distanciamento controlado foi o de eventos. A cerimonialista Maria Saraiva confirma a redução na procura pela organização de festas de casamentos, aniversários e pelo adiamento de datas comemorativas, o que impacta diretamente  na parte econômica da empresa. "A gente diminuiu a nossa demanda de contratos novos e aumentou a demanda de troca de datas. No meu caso, eu não tive muitos contratos encerrados, porém, a questão de troca de datas está acontecendo com 100%  dos contratos fechados, que aconteceriam neste ano. Então, estamos enfrentando a dificuldade de conciliar essas datas para o ano que vem, pois não é somente um fornecedor que é preciso ter", disse, acrescentando que a procura por novos contratos foi reduzida porque as pessoas não têm certeza se poderão realizar as festas. "Eles têm receio de procurar os nossos serviços, pois a incerteza está fazendo com que os clientes  recuem e estão postergando as suas comemorações ou desistindo."
Já o setor  industrial viveu neste período dois momentos distintos. O primeiro  foi causado pela queda dos pedidos e de adequações no formato de trabalho nos primeiros meses de pandemia, mas, a partir de junho, veio a retomada, que obrigou a indústria a fazer novos planejamentos, como é o caso da fábrica de soldas Balmer, de Ijuí, conforme o diretor industrial  e responsável técnico da empresa, Luciano Fricke. "Não sabemos se é uma reação, de uma demanda reprimida que estamos atendendo agora e depois pode se estabilizar a um nível mais baixo, mais adiante. Estamos vivendo um período bom, mas incerto, pois não sabemos até quando isso vai continuar."


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por